Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Fatos & Notícias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN26052022

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 26/05/2022

Matéria atualizada em 26/05/2022 às 04h00

O temporal que se abateu ontem sobre Maceió complicou ainda mais o trânsito, barreiras deslizaram na parte alta da cidade, muros caíram em Bebedouro e muitas famílias foram socorridas pela Defesa Civil. Afora isso os semáforos na sua maioria não funcionaram e as ruas ficaram completamente alagadas.

A situação no período chuvoso é recorrente e o poder público quase nada pode fazer em uma cidade onde o serviço de drenagem é deficiente, a população não ajuda ao jogar lixo nas galerias, e os trabalhos de manutenção andam devagar.


APREENSÃO

Os moradores das áreas atingidas pela Braskem em torno do bairro do Pinheiro que ainda resistem em ficar em suas residências, foram aconselhadas a se retirarem, mas as dificuldades da obtenção de novas moradias impedem o deslocamento ainda de centenas de pessoas.


GRAVIDADE

Uma das cidades da região metropolitana que mais sofreram foi Rio Largo, onde o nível do rio Mundaú subiu e atemorizou as pessoas que moram nas adjacências. O Corpo de Bombeiros atestou várias ruas inundadas e o socorro de pessoas idosas que ficaram ilhadas por causa das fortes chuvas.


APREENSÃO

Os moradores das áreas atingidas pela Braskem em torno do bairro do Pinheiro que ainda resistem em ficar em suas residências, foram aconselhadas a se retirarem, mas as dificuldades da obtenção de novas moradias impedem o deslocamento ainda de centenas de pessoas.


CIRCULAÇÃO MANTIDA

Em que pese as fortes chuvas caídas principalmente na região metropolitana, a CBTU manteve a regularidade de sua grade horária, com o superintendente Carlos Jorge Cavalcante acompanhando pessoalmente os trabalhos de manutenção das várias equipes escaladas para garantir a segurança dos usuários dos VLTs.


SOB INVESTIGAÇÃO

A justificativa do governo do Estado sobre a compra dos caminhões compactadores com suspeita de sobrepreço de pelo menos 11% ainda não convenceu os órgãos de fiscalização, que devem abrir procedimentos para investigar se a licitação ocorreu dentro dos padrões de normalidade.


DENÚNCIA SÉRIA

As denúncias feitas pelo superintendente da Codevasf, Joãozinho Pereira, são graves e merecem toda a atenção dos órgãos de fiscalização do poder público. Afinal de contas, é alguém que conhece profundamente todos os aspectos técnicos sobre a aquisição de equipamentos pela empresa.


DESVIO DO FECOEP

Além da suspeita de superfaturamento dos compactadores, pesa sobre o governo de Renan Filho, mesmo autorizado pela Assembleia Legislativa, o desvio de finalidade dos recursos do Fecoep, criado no então governo de Ronaldo Lessa para tirar da miséria famílias que vivem na extrema pobreza.


MESA DIRETORA

Por unanimidade, o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) foi eleito o segundo secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas, em sessão ordinária do Parlamento, na manhã de ontem. O cargo está vago desde 15 de maio deste ano devido à renúncia do deputado Paulo Dantas (MDB), escolhido como o governador-tampão de Alagoas. Dantas erao segundo secretário da Mesa Diretora. 


MESA DIRETORA 2

Nezinho era o candidato único para a eleição de ontem. Ele foi escolhido pelos 22 deputados estaduais presentes em plenário. A votação foi nominal e aberta. Cinco parlamentares faltaram.

» Motivado pelo aumento das chuvas em todo o Estado, o TRE/AL suspendeu o expediente presencial nos cartórios eleitorais alagoanos hoje e amanhã. Nesses dias, os servidores farão trabalho remoto. » O deputado estadual Inácio Loiola tomou posse ontem como o mais novo sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. » Ele passa a ocupar a cadeira de número 24, que tem como patrono Orlando Valeriano de Araújo. » Também foram empossados Juarez Orestes Gomes Barros e Luiz Otávio Gomes Silva. » Os testes práticos de direção das categorias C, D e E em Maceió foram cancelados ontem, em decorrência das fortes chuvas que atingem Maceió.

Mais matérias desta edição