Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
FATOS & NOTÍCIAS

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN13112019

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 13/11/2019

Matéria atualizada em 13/11/2019 às 06h00

Acossado por uma série de denúncias de irregularidades e às voltas com operações policiais, o segundo mandato do governador Renan Filho tem sido um desastre do ponto de vista administrativo e político.

A administração conservadora do atual governo que não está sendo exemplo para ninguém, vem sofrendo vários abalos, na sua maioria por suspeita de corrupção e que atinge em cheio a Secretaria de Saúde, a Agência de Serviços de Alagoas (Arsal), o Instituto de Tecnologia e Informação de Alagoas (Itec), a Secretaria de Educação e a já bastante conhecida Amgesp, a Agência de Modernização de Gestão de Processos.

A continuar nesse ritmo, Renan Filho encerrará sua gestão em 2022 com um balaio de graves problemas para o futuro governador resolver e que poderá render ainda muitos processos.


PEGANDO CARONA

O governador Renan Filho, que tanto tem criticado o governo de Jair Bolsonaro, recebeu o ministro da Saúde, Luís Henrique Mandetta, em Palácio. Ninguém entendeu, já que a festa dizia, literalmente, pertencer aos municípios que são responsáveis pelo Programa de Saúde da Família.


PISANDO NA BOLA

Além de angariar o prestígio que deveria ser dos municípios, o governador fez de conta que não entendeu. Por sua vez, o ministro Mandetta demonstrou que o Palácio do Planalto não acompanha o dia a dia dos estados, já que Renan Filho é um crítico contumaz do presidente Bolsonaro. No programa lançado e por ser Alagoas o estado com maior alcance de internet, a população pode ter atendimento rápido e gratuito nos postos de saúde apresentando tão somente o número do CPF.


JOGADA

Com sua popularidade em baixa devido às últimas operações policiais de que seu governo tem sido alvo, o governador Renan Filho, mais uma vez, tenta melhorar o seu ibope anunciando que antecipará o 13º salário. Só não disse quando.


REAÇÃO

Os funcionários da Casal já anunciaram que vão reagir contra o projeto do governo de privatizar a empresa. Eles temem demissão em massa como correu recentemente com a Equatorial que comprou a empresa pela bagatela de R$ 50 mil, de acordo com denúncias à época do Sindicato dos Urbanitários.


BRILHA MACEIÓ

Estão abertas as inscrições para o Brilha Maceió 2019, que tem como objetivo mobilizar a população a decorar as fachadas de residências. Este ano, de acordo com o marketing da Organização Arnon de Mello, os candidatos devem enviar para o WhatsApp (82) 9-9403-2556 foto ou vídeo da decoração, nome completo e endereço.


BRILHA MACEIÓ 2

O concurso será apenas para categoria residencial. Uma comissão especializada vai avaliar cada inscrição e selecionar cinco que serão submetidas a uma votação de internautas no G1 Alagoas para a escolha das três finalistas. serão entregues troféus aos três finalistas mais votados pelos internautas e um prêmio surpresa aos vendedores.


EXECUÇÃO FISCAL

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan, e o prefeito Rui Palmeira discutiram ontem formas de agilizar os processos que tramitam na 15ª Vara Cível, referentes à Fazenda Pública municipal. A unidade tem mais de 60 mil ações envolvendo cobrança de IPTU e outros impostos e taxas. De acordo com Rui Palmeira, o município já abriu mão de processos que prescreveram e elevou o piso para se ingressar com ações judiciais, mudando o Código Tributário.

» O Conselho Universitário da Ufal definiu a forma de ocupação das vagas ociosas na instituição. No total, são mais de mil disponíveis. Trata-se daquelas que não foram preenchidas no momento do ingresso de novos estudantes ou por desligamento do estudante no curso de ingresso. » As informações sobre os requisitos, número de vagas por curso, e modalidades, podem ser encontradas no site da Copeve, nos editais de cada uma das modalidades. » A comissão do concurso para juiz substituto do Tribunal de Justiça de Alagoas julga hoje os recursos que foram interpostos contra o gabarito oficial do concurso para juiz substituto, cujas provas ocorreram em outubro.

Mais matérias desta edição