Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5695
.

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN19032024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 19/03/2024

Matéria atualizada em 19/03/2024 às 04h00

O avanço do Partido Liberal nas comissões mais importantes da Câmara dos Deputados vai dobrar a força política de Arthur Lira junto ao governo federal. Muitos não pensam assim, mas é o único meio capaz de frear as investidas do grupo pró-Bolsonaro, que comemorou o feito no decorrer da semana.

Para esta legislatura, o governo sabe que a Presidência da Câmara vai ter que atuar com inteligência e mão de ferro em certas oportunidades para que não venha a desarrumar a casa em um ano muito importante para o equilíbrio das contas públicas.

DISTANTE

Dificilmente o Presidente Lula fará uma incursão em Alagoas, para não desagradar Arthur Lira ou a família Calheiros. Portanto, a oposição tem de arranjar outro motivo para se abastecer de votos nas próximas eleições.

PERDENDO

O senador Renan Calheiros pode não entender assim, mas sair da CPI foi um passo em falso, admitem até aliados do próprio presidente do Diretório Regional do MDB. Enquanto isso, o senador Rodrigo Cunha vai contabilizando vitórias, que certamente refletirão eleitoralmente mais na frente.

NOVA ROTA

Enquanto não emite opinião sobre a CPI da Braskem, o senador Renan Calheiros volta sua bateria, agora, para a reabertura dos inquéritos sugeridos pela CPI da Covid e arquivadas pelo então Procurador-geral, Augusto Aras. Assegurando que os crimes não podem ficar impunes, Renan aposta que o assunto será resolvido nesta semana.

REAÇÃO

O prefeito JHC deve ter perdido a paciência e está questionando na Justiça algumas agressões que tem sofrido nos últimos meses, fruto da campanha eleitoral que sequer foi iniciada. E parece que não serão poucas daqui pra frente.

BANCADA FEDERAL PRESENTE

O senador Rodrigo Cunha (PODEMOS) e o deputado federal Marx Beltrão (PP) participaram, na última sexta-feira, da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a obra de revitalização da orla de Jaraguá. O investimento é superior a R$ 8 milhões.

RENASCENDO

Desaparecido há muito do noticiário político do Brasil, eis que, na semana passada, líderes tucanos aportaram em Maceió para encontro que também contou com a presença do ex-governador Teotonio Vilela Filho. Com a missão quase impossível de resgatar a importância da legenda que foi protagonista durante muitos anos, o PSDB acha que agora vai.

VOO INCERTO

O vereador Joãozinho Gabriel, que foi eleito graças à força política do ex-prefeito Rui Palmeira, deu adeus ao PSD e se filia agora ao MDB do senador Renan Calheiros. Ao contrário da última vez, Joãozinho vai ter que trabalhar muito para se reeleger.

MULHERES PARLAMENTARES

O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lila (PP), reuniu-se ontem com um grupo de deputadas federais. A pauta do encontro foi a realização da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, um dos pilares do encontro do G20, marcado para ocorrer em julho de 2024.

Mais matérias desta edição