Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5790
.

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN23072024

.

Por Jorge Carlos | Edição do dia 23/07/2024

Matéria atualizada em 23/07/2024 às 04h00

Ao admitir pela primeira vez que sua pretensão é fortalecer a aliança com o prefeito JHC, mesmo sem o compromisso de indicar o nome do vice, o deputado Arthur Lira abdica desse acordo e deixa a porta aberta para o senador Rodrigo Cunha.

O presidente da Câmara dos Deputados, em entrevista ao jornal O Globo, revelou que no momento suas atenções estão voltadas para 2026, quando certamente ele será candidato ao Senado. Lira garante os apoios dos partidos aliados e assegura: “Hoje, penso em ajudar os amigos e eleger prefeitos”.


Opção política

Como sabe que uma eleição majoritária é difícil de disputar e um apoio considerável não deixa de ser importante, Arthur Lira optou por liberar os compromissos que foram assumidos há tempos, como o de indicar o candidato a vice de JHC.


Convenção do PT

Como estava prevista, a convenção do PT para oficializar as candidaturas proporcionais realizada no último sábado, na sede do partido, foi motivo de várias especulações entre os filiados e, principalmente, sobre a possível interferência do Diretório Nacional para que o advogado Ricardo Barbosa desistisse de disputar a Prefeitura de Maceió.


Tema discutido

Entre surpresos e indignados, uma ala do Partido dos Trabalhadores discutiu nos corredores onde estava se realizando o evento sobre o comportamento nessa pré-campanha eleitoral, onde poderão cruzar os braços para não dar suporte ao candidato do MDB.


Não vale a pena

Nos bastidores, ativistas analisaram o momento político vivido pelo PT municipal e alguns entendem que não vale a pena o desgaste do partido em participar de uma aliança com o MDB.


Definida

Enquanto os bastidores políticos entram em ebulição para indicação - pelo menos dos candidatos a vice do PL e MDB -, a convenção do partido do senador Renan Calheiros escolheu o dia 4 de agosto para realizá-la. Até lá, muita água vai correr por baixo da ponte.


Nunca é tarde

O Tribunal Regional Eleitoral pode surpreender os pré-candidatos a prefeito em todo o Estado apertando a fiscalização contra a propaganda antecipada, que se vê em todo o lugar. Não é só Maceió que tem esse “privilégio”.


Exemplo

Para os experts no ramo, basta o tribunal punir exemplarmente um pré-candidato por abuso da máquina pública para os outros darem marcha a ré. E isso é o que está previsto e deve acontecer por esses dias.


Maus lençóis

Pode até não dar em nada, mas o caso envolvendo 28 advogados no processo da Laginha Agroindustrial está pegando fogo. As acusações de que o desembargador Klever Loureiro teria atrasado o processo foram julgadas improcedentes pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o magistrado, agora, quer a reparação.

Mais matérias desta edição