Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5790
.

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #FN25072024

.

Por Jorge Carlos | Edição do dia 25/07/2024

Matéria atualizada em 25/07/2024 às 04h00

Depois que o deputado Arthur Lira demonstrou desinteresse em indicar o vice, resta apenas ao prefeito JHC anunciar o nome do senador Rodrigo Cunha para integrar sua chapa majoritária, a não ser que ele opte por outro personagem.

Para pessoas ligadas ao presidente da Câmara dos Deputados, essa declaração de que o prefeito pode indicar o seu candidato a vice em nada vai atrapalhar a aliança que vem sendo mantida entre eles. Pelo contrário, fortalece os partidos aliados com vistas às eleições de 2026.


Seria evitado

Mesmo que o deputado Arthur Lira tenha esclarecido que a indicação do vice não era prioridade sua – o que importa é estar junto para trabalhar sempre em defesa dos interesses de Maceió -, a demora para a tomada de posição evitaria que o assunto fosse explorado diariamente pela imprensa, o que estava dando margens para diversas especulações.


Fortalecido

Com a indicação do vice liberada para o prefeito JHC anunciar a qualquer momento – o que pode acontecer durante a convenção do PL, no próximo dia 1º de agosto, em encontro que será realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta -, o objetivo maior é fortalecer a aliança entre os partidos coligados visando o pleito de daqui a dois anos, onde certamente Arthur Lira deverá se lançar candidato ao Senado.


Alternativas

Na sucessão governamental no próximo ano, tudo pode acontecer, até mesmo nada. A saída ou não de Paulo Dantas do governo em abril do próximo ano para se candidatar a deputado federal é apenas uma das dúvidas. Existem outras que são avaliadas no Palácio República dos Palmares.


Biu, de novo

O prefeito de Barra de São Miguel, Biu de Lira, será mesmo candidato à reeleição, como ficou decidido em convenção partidária, mas a surpresa mesmo foi o anúncio do nome de Henrique Alves Pinto para vice, ao contrário do que se especulava. Pinto já integrava o quadro de auxiliares de Biu ao dirigir durante o seu mandato a Secretaria de Assistência Social.


Disputa

A Barra terá um Fla x Flu com Biu tentando a reeleição, apoiado pelo filho Arthur Lira, contra Floriano Melo (MDB), hoje ligado ao time do senador Renan Calheiros.


Ebulição

Mas não é só em Maceió e Barra de São Miguel que as eleições serão bastante disputadas. Na região metropolitana ainda aparecem com esse clima Rio Largo e Marechal Deodoro, com fortes influências de Renan Calheiros e Arthur Lira.


Sem tolerância

O governo federal decidiu jogar duro com a greve dos servidores do INSS e acionou a Justiça para suspender o movimento. Além da suspensão, ameaçou cortar o ponto dos grevistas.


Consequência

Permanecendo a greve por reajustes salariais, o governo alega que terá problema e pode comprometer as ações de revisão dos gastos públicos, um calo no sapato da administração federal.

Mais matérias desta edição