Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Imobiliário

PESQUISA APONTA OTIMISMO DE EMPRESÁRIOS

.

Por Agência CBIC | Edição do dia 04/01/2020

Matéria atualizada em 04/01/2020 às 04h00

Setor da construção encerrou o ano de 2019 apresentando a retomada de crescimento
Setor da construção encerrou o ano de 2019 apresentando a retomada de crescimento - Foto: Divulgação
 

Os resultados da mais recente Sondagem da Indústria da Construção, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), divulgados no último mês de dezembro, mostram que o índice de intenção de investimento dos empresários da construção alcançou 42,2 pontos, em dezembro, superando a média histórica de 33,9 pontos. O índice envolve compras de máquinas e equipamentos, pesquisa e desenvolvimento, inovação de produto e processo.

Conforme a economista Ieda Vasconcelos, este é o maior patamar do indicador desde novembro de 2014. “Sem dúvidas, o maior nível de atividade da Construção neste ano ajuda a explicar o incremento deste indicador”, destaca.

Ieda ressalta que após cinco anos de números negativos, a construção civil encerrará 2019 com alta. “A tendência é que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor feche o ano de 2019 com crescimento de 2% – melhor resultado desde 2013, quando a atividade subiu 4,5%, destaca”.

Segundo Ieda, a maior propensão de investimento dos empresários reflete as condições mais favoráveis para fazer negócios, como inflação e juros baixos. “Os empresários da construção estão mais confiantes e mais otimistas. Cresceram todos os indicadores de expectativa, como nível de atividade, novos empreendimentos e serviços, consumo de matéria primas e número de empregados”, explica.

Mesmo com a queda do nível de atividade em novembro, Ieda também destaca que a utilização da capacidade operacional, pelo terceiro mês consecutivo, manteve-se na média histórica de 62%, demonstrando, menor ociosidade da construção.

O acompanhamento do tema tem interface com o projeto ‘Banco de Dados da Construção (BDC)’, desenvolvido pela CBIC, e tem a correalização o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Mais matérias desta edição