Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Imobiliário

INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PODE GERAR 150 MIL POSTOS DE TRABALHO

Setor deve superar a marca de 2019 no número de empregos ofertados

Por Redação | Edição do dia 11/01/2020

Matéria atualizada em 11/01/2020 às 04h00

Preocupação do setor da construção é com a situação do programa Minha Casa Minha Vida
Preocupação do setor da construção é com a situação do programa Minha Casa Minha Vida - Foto: Divulgação
 

O setor deve crescer 3% este ano, o que representa um potencial para criação de 150 a 200 mil postos de trabalho formais até dezembro. A previsão é dopresidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins. A perspectiva de expansão se dá em cenário de juros baixos e inflação controlada.

Conforme a previsão de Martins, 2020 pode superar a marca de 2019, que deve ficar próxima aos 100 mil postos de trabalho, com avanço de 2%. Ele acredita que o número de vagas pode até crescer mais, caso o mercado imobiliário continue surpreendendo com os lançamentos.

Entretanto, a indústria da construção se preocupa com a situação do programa Minha Casa Minha Vida, cujo futuro está indefinido, especialmente para a chamada faixa 1, que atende famílias que ganham até R$ 1,8 mil e recebem os maiores descontos.

No caso das grandes obras de infraestrutura, o ritmo ainda é modesto, segundo o presidente da CBIC. Para ele, as licitações de maior porte podem ocorrer em 2020, mas as obras só devem começarem 2021.

Os temas foram tratados por Martins em recentes entrevistas e possuem interface com o projeto “Melhorias para o mercado imobiliário”, desenvolvido pela CBIC com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Mais matérias desta edição