Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Imobiliário

Liberação das guias de ITBI tem prazo regularizado

Medida beneficia clientes e profissionais do mercado imobiliário, além de aumentar arrecadação do município

Por Editoria do Imobiliário & Construção com Assessorias | Edição do dia 23/01/2021

Matéria atualizada em 22/01/2021 às 20h43

O ITBI tem papel importante na organização do município e impacta no controle do cadastro imobiliário da cidade
O ITBI tem papel importante na organização do município e impacta no controle do cadastro imobiliário da cidade | Divulgação

Os maceioenses que precisam da guia do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) conseguem ter a liberação do documento em até 48 horas, após a conclusão do requerimento realizado conforme a orientação da Secretaria Municipal de Economia (Semec). Com comodidade e agilidade, o ITBI eletrônico é liberado sem a necessidade, inclusive, de que o cidadão tenha que se dirigir às unidades de atendimento da Semec. Basta acessar o endereço eletrônico http://www.portal.maceio.al.gov.br, solicitar o acesso ao Portal do Cidadão e, após a aprovação do cadastro, cumprir as etapas do requerimento.

“Seguindo todas as orientações e anexando os documentos exigidos, o prazo é de 48 horas para deferimento do pedido e liberação da guia de pagamento, a qual deve ser emitida pelo requerente no próprio sistema. Após 24 horas do pagamento do ITBI, a guia definitiva estará liberada. Por isso, ressaltamos a importância do cidadão cumprir com todas as orientações e anexar corretamente todos os documentos solicitados porque só assim conseguimos dar mais fluidez e celeridade aos processos”, destacou Aníbal José Fernandes Filho, auditor fiscal de tributos Semec.

A informação foi recebida com entusiasmo pela cadeia produtiva do setor imobiliário e pela sociedade em geral. A regularização foi possível após um mutirão realizado pela atual gestão que conseguiu dar vazão à grande quantidade de requerimentos que estava aguardando a liberação. Em menos de dez dias, a secretaria conseguiu atualizar a demanda de todo o ano passado e regularizou o prazo para retirada das guias.


O ITBI tem papel importante na organização do município e impacta no controle do cadastro imobiliário da cidade
O ITBI tem papel importante na organização do município e impacta no controle do cadastro imobiliário da cidade - Foto: Divulgação
 

O diretor da Colil Construções, Hugo Dâmaso, que vem acompanhando as dificuldades geradas no mercado pelo atraso na liberação das guias do ITBI, esteve reunido com o atual secretário municipal de Economia, João Felipe, na manhã da última quarta-feira (20), e destacou o quanto a iniciativa é mais um estímulo para toda a cadeia que envolve o setor imobiliário na cidade de Maceió. “É motivador demais ver a gestão pública comprometida com a agilidade de seus serviços e com a aproximação ao contribuinte. Com esta medida, ganham a sociedade, toda a cadeia do mercado imobiliário e a própria prefeitura, que estimula a arrecadação do imposto. Nós só temos é que parabenizar este novo modelo de gestão que se instalou na prefeitura de Maceió”, analisou Dâmaso.

Mais matérias desta edição