Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Imobiliário

CONFIANÇA DA CONSTRUÇÃO CRESCEU EM JUNHO

Sondagem da indústria divulgada pela CNI e CBIC aponta avanço após uma série de quedas

Por Editoria do Imobiliário & Construção | Edição do dia 10/07/2021

Matéria atualizada em 10/07/2021 às 04h00

O otimismo dos empresários do setor da construção aumentou no último mês de junho. O índice de confiança do empresário do segmento cresceu 2,9 pontos para 58,9 pontos, sinalizando que está mais forte e disseminado no setor. As informações foram divulgadas na Sondagem Indústria da Construção, publicação mensal da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e CBIC, com 462 empresas de todo o país.

O avanço é o segundo consecutivo após uma série de quedas que vinham acontecendo o início de 2021 até abril. Melhoraram também as expectativas para o nível de atividade, novos empreendimentos, compra de insumos e números de empregados para o segundo semestre de 2021.

O índice de evolução do nível de atividade da Indústria da Construção foi de 48,4 pontos em maio. Por se situar abaixo da linha divisória de 50 pontos, ele indica queda na atividade com relação ao mês anterior, mas em um ritmo menor que aquele registrado em abril, quando o índice foi de 46,5 pontos. Este foi o sexto mês consecutivo de retração das atividades no setor. Da mesma forma, o índice de evolução do emprego se situou em 48,2 pontos, indicando queda com relação ao mês anterior, mas em um ritmo menor que o registrado em abril, quando alcançou 46,1 pontos.

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (ICEI-Construção) cresceu 2,9 pontos em junho, alcançado 58,9 pontos. O resultado sinaliza que essa confiança está se tornando mais forte e disseminada. Esse é o segundo aumento consecutivo do indicador, que reverte a maior parte do recuo que havia sido registrado desde o início de 2021 até abril.

Expectativas para o nível de atividade, novos empreendimentos e compra de insumos para o segundo semestre de 2021 também melhoraram
Expectativas para o nível de atividade, novos empreendimentos e compra de insumos para o segundo semestre de 2021 também melhoraram - Foto: Divulgação
 

O avanço da confiança da construção de junho se deu principalmente por uma melhora da percepção dos empresários com relação às condições atuais das empresas e da economia brasileira. O índice de Condições Atuais da construção passou de 47,1 pontos para 50,9 pontos. Ao ultrapassar a linha divisória dos 50 pontos, o indicador mostra a transição de uma percepção negativa para uma percepção positiva.


Expectativas avançam

Todos os índices de expectativa dos empresários da Construção aumentaram em junho de 2021. Ao se afastarem da linha dos 50 pontos, sinalizam maior disseminação do otimismo de que, no segundo semestre de 2021, irão aumentar os níveis de atividade e de novos empreendimentos, assim como a compra de insumos e o número de empregados do setor.

A intenção de investir da Indústria da Construção ficou estável entre maio e junho. O índice variou -0,2 ponto, se situando em 41,6 pontos, acima da sua média histórica.

Mais matérias desta edição