Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Imobiliário

ALAGOAS AVANÇA NO PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Entidades se unem e criam plataforma digital que vai beneficiar o setor e deve servir de exemplo para outras regiões do país

Por Editoria do Imobiliário & Construção | Edição do dia 24/07/2021

Matéria atualizada em 24/07/2021 às 04h00

As entidades que se uniram para fazer da construção civil alagoana um exemplo de inovação e de desenvolvimento, por meio da transformação digital, apresentaram os avanços do projeto “Construção Alagoas em Rede” ao representante da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), durante visitas técnicas realizadas nas últimas segunda e terça-feira em Maceió.

A iniciativa foi selecionada no edital Digital.br, uma ação da Agência voltada à transformação digital do setor produtivo. O foco está nas micro, pequenas e médias empresas instaladas, exclusivamente, na região Nordeste. No momento, a ideia está na fase de conclusão do projeto-piloto. 

Nesses dois dias de visita, o analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Roberto Pedreira, acompanhou, presencialmente, o andamento das ações desenvolvidas pela Federação das Indústrias (Fiea), Ufal, Prefeitura de Maceió, Sinduscon e Sebrae.

“Alagoas tem feito bom proveito. Eu diria que é um desafio muito grande para o país, o mundo digital. A maior parte das empresas encontra dificuldades para se inserir no mundo digital, principalmente, as micro e pequenas, mas há todo um ambiente que tem criado condições para que o setor produtivo, os diversos setores econômicos, possam se inserir neste mundo”, ressaltou.

Prefeito JHC também participou da apresentação na sede do Sinduscon ao lado de dirigentes de entidades
Prefeito JHC também participou da apresentação na sede do Sinduscon ao lado de dirigentes de entidades - Foto: Divulgação
 

Plataforma digital

O “Construção Alagoas em Rede” é uma plataforma digital que foi pensada para atender à necessidade de aperfeiçoar os processos relacionados à contratação de empresas prestadoras de serviços para a cadeia da construção. 

Na última desta terça-feira, durante apresentação da plataforma na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, destacou a união de esforços em favor de iniciativas inovadoras. “Sem inovação não tem desenvolvimento, não tem progresso. Então, é um grande passo para a cadeia da Construção Civil a gente ter ganho esse edital da ABDI para desenvolver a cadeia da Construção Civil na área digital”, afirmou.

O presidente do Sinduscon, Alfredo Brêda, acredita que o projeto servirá como referência para o país. “Eu acredito muito nesse projeto, que vai ainda se difundir pelas diversas regiões do Brasil até com a capilaridade do setor da construção, dos Sinduscons do Brasil. Então, acho que a gente vai conseguir ter um grande sucesso com essa plataforma”, disse.

Para o vice-presidente da Fiea, José da Silva Nogueira Filho, esse é o futuro. “Quem não acompanhar essa fase, esse momento digital de inovação, vai ficar de fora. Porque a indústria precisa baixar seus custos, precisa evoluir e se colocar nesse mundo que está apresentado aí e numa evolução muito rápida. É muito importante, eu acho até que é questão de sobrevivência das empresas”, ressaltou.

O prefeito de Maceió, JHC, que participou da elaboração do edital quando ainda era deputado federal, disse que o projeto representa uma postura de vanguarda e de união entre o setor público e a iniciativa privada na promoção da inovação no município.  

“São novos modelos de relação de negócio que começa a surgir a partir de projetos importantes como esse, que são projetos inovadores, que traz um conceito atual e utiliza academia, a iniciativa privada e o poder público. São exemplos de projetos que devem ser seguidos também por outras áreas também de administração, da iniciativa privada e da academia”, concluiu.

Mais matérias desta edição