Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5691
Imobiliário

EMPREENDIMENTO INOVA E CRIA MÁSCARA DE PROTEÇÃO SOLAR

Solução promete diminuir sensação térmica e entregar um design arrojado ao imóvel

Por Editoria do Imobiliário & Construção | Edição do dia 13/11/2021

Matéria atualizada em 13/11/2021 às 04h00

Uma das principais características observadas por quem quer investir em imóvel é se está voltado para o sol. Tradicionalmente, imóveis nascentes são mais valorizados do que os que levam luz direta do sol no período da tarde. Pensando na solução deste problema, a Colil Construções inovou e criou as máscaras solares, uma espécie de proteção mecânica do sol, que promete diminuir sensação térmica e entregar um design arrojado ao imóvel.

De iniciativa das arquitetas Manuelle Calheiros e Tâmara Leal, o artifício já pode ser encontrado no Edifício Allure, que está com sua obra a todo vapor para ser entregue ainda este ano. “Quando vamos projetar um empreendimento, levamos em consideração o estudo de ventilação e de insolação do prédio. Incomodava-me o fato de sempre alguma terminação ser menos favorecida, devido à incidência solar, como era o caso das terminações a oeste. Então tivemos a ideia de criar a máscara no Edifício Allure e favorecer o empreendimento como um todo”, conta Manuelle Calheiros, projetista do edifício.

 

Diferencial do empreendimento é a preocupação com a sustentabilidade e com a evolução das novas tecnologias
Diferencial do empreendimento é a preocupação com a sustentabilidade e com a evolução das novas tecnologias - Foto: Divulgação
 

Atuando como um elemento fixo que dá volumetria e sombreamento aos apartamentos laterais, a inovação da Colil Construções conseguiu unir funcionalidade à estética, deixando o Edifício Allure ainda mais charmoso e moderno. A máscara solar saca da fachada aproximadamente 60cm, o que é permitido pelo código de edificações da cidade. O projeto da máscara conta ainda com cortes vazados, que permite a visualização de quem está nas janelas das suítes. 

“Até então a saída para imóveis com terminação oeste sempre foi uma: a premissa de que sob hipótese alguma podemos colocar janelas e portas voltadas para este lado da fachada, com o intuito de não desfavorecer o imóvel. Então nós levantamos esta solução, que trás sombreamento e destaca ainda mais a estética da fachada do edifício”, explica Calheiros.

 

Proteção mecânica do sol promete diminuir sensação térmica e entregar um design arrojado ao imóvel
Proteção mecânica do sol promete diminuir sensação térmica e entregar um design arrojado ao imóvel - Foto: Divulgação
 

Além da máscara de proteção solar, o edifício Allure conta com revestimento térmico nas paredes que levam luz direta do sol, atendendo aos requisitos da NBR 15.575. “Foram medidas que encontramos para diminuir a sensação térmica destes apartamentos. As mantas utilizadas chegam a refletir até 95% da radiação e atrelada à máscara de proteção solar levarão um impacto muito positivo na temperatura das unidades laterais”, explicou o engenheiro da obra, Phillip Motta.

Para o diretor da Colil Construções, Hugo Dâmaso, esta é mais uma afirmação do papel da construtora em nosso estado. “Estamos aqui não apenas para fortalecer o mercado imobiliário, mas para demonstrar o compromisso que temos com nossos clientes. Por esta razão a Colil busca inovações e soluções constantes para valorizar o setor e o elo que temos com cada um que confia em nosso trabalho”, destaca.

 

Hugo Dâmaso, diretor da Colil, diz que empresa busca inovação e soluções para valorizar o setor
Hugo Dâmaso, diretor da Colil, diz que empresa busca inovação e soluções para valorizar o setor - Foto: Divulgação
 

Linha Premium

O Edifício Allure é primeiro empreendimento da Linha Premium da Colil Construções, que se caracteriza pelo alto nível de especificação de seus elementos e pela implantação do sistema smart-condo, um modelo de gestão de condomínio econômico e sustentável, que visa baratear o custo do condomínio e cumprir com diretrizes de desenvolvimento sustentável. O imóvel está localizado na Ponta Verde e é marcado pelo grande estilo e elegância. 

O Allure contará com uma área de lazer completa, com piscina semi olímpica, espaço gourmet separado em dois ambientes, espaço grill, sala de estudos com cabines individuais, academia e salão de jogos com equipamentos profissionais. 

Para as crianças, o edifício conta com espaço kids completo, com a área Vila das Bonecas e uma quadra poliesportiva, além de um salão de games, entregue com três consoles do Playstation.

Já no estacionamento do empreendimento, espaço que comumente não oferece atrativo algum aos moradores, o Edifício Allure entregará um box com uma mini oficina equipada com ferramentas e calibrador de pneus. Também os amantes de bicicleta terão seu espaço garantido, equipado com ferramentas.

Um grande diferencial deste empreendimento é a preocupação com a sustentabilidade e com a evolução das novas tecnologias. De olho na demanda por carros híbridos e elétricos o Allure entregará tomadas para carregamento destes veículos em cada vaga de estacionamento.

/Diferencial do empreendimento é a preocupação com a sustentabilidade e com a evolução das novas tecnologias
/Proteção mecânica do sol promete diminuir sensação térmica e entregar um design arrojado ao imóvel
/Hugo Dâmaso, diretor da Colil, diz que empresa busca inovação e soluções para valorizar o setor

Mais matérias desta edição