Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
INTEGRAÇÃO

CONFIRA OS DESTAQUES DO INTERIOR ALAGOANO #I18012020

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 18/01/2020

Matéria atualizada em 18/01/2020 às 06h00

QUEM FEZ UMA BOA GESTÃO

2020 é um ano eleitoral considerado base para os parlamentares estaduais e federais, que pretendem consolidar suas bases políticas nos municípios, trabalhando para eleger seus vereadores e prefeitos, que vão se empenhar como cabos eleitorais. Antes disso, será necessário garantir seus “cabos eleitorais” nos cargos. O processo eleitoral nos municípios se caracteriza pela polarização, geralmente entre dois tradicionais adversários: o que perdeu a eleição anterior e o que venceu e está no cargo. Essa polarização dá o tom provincial, onde se deve ter o conhecimento profundo dos problemas do município. Os atuais gestores, principalmente os que estão no primeiro mandato, se esforçaram para fazer um bom trabalho e assim se habilitar diante dos eleitores para voltar ao cargo. Contudo, uma minoria fez mal o dever de casa, deixando muito a desejar, ficando em péssima situação para reeleição, embora a máquina administrativa dê aos prefeitos 50% de condições serem reeleito. No caso daqueles que estão no segundo mandato e por força da lei deverão deixar o cargo, os números apontam que que 20% fez um bom trabalho, 40% regular e 40% péssima gestão.


REVIRAVOLTA

Alguns prefeitos passaram maus momentos nos dois primeiros anos de gestão. Muitas foram as dificuldades, principalmente nos ajustes financeiros e políticos, aliados à herança de problemas deixando pelas gestões anteriores. Hoje, esses prefeitos superaram a crise e deram uma reviravolta no cenário político.


DELMIRO

Delmiro Gouveia é um dos casos onde o prefeito Padre Eraldo Cordeiro conseguiu superar dificuldades e resolver inúmeros problemas e entraves deixados pela gestão anterior. Hoje o quadro administrativo é favorável ao gestor, que conseguiu mostrar que Delmiro Gouveia tem alternativas políticas.


ARAPIRACA

Em Arapiraca, o prefeito Rogério Teófilo vem pagando débitos administrativos também de gestores anteriores e superando dificuldades, ao mesmo tempo em que realiza obras importantes, como a recuperação e construção de 25 Unidades Básicas de Saúde.


ARAPIRACA/SALÁRIOS

Entre os meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020, a prefeitura pagou cerca de R$ 60 milhões em salários de servidores municipais, dinheiro que foi injetado no comércio local e que aqueceu a economia. Entretanto, a maior ação administrativa realizada pela atual gestão foi a garantia de que o Instituto de Previdência Própria terá condições de pagar os aposentados. O risco de falência era grande.


ARAPIRACA/HOSPITAL

A grande notícia, neste início de ano, para Arapiraca é a construção do Hospital do Amor (Hospital de Barretos), especializado na prevenção e tratamento do câncer. A área onde será construído o Hospital do Amor está localizada às margens da rodovia AL 220, em frente ao Arapiraca Garden Shopping.


ARAPIRACA/HOSPITAL 2

A área será doada pela Prefeitura de Arapiraca e o projeto deverá ser votado ainda esta semana pela Câmara Municipal. O investimento é fruto de emendas parlamentares da deputada Tereza Nelma e do senador Rodrigo Cunha. Cerca de R$ 20 milhões serão empregados no projeto.


JAPARATINGA

Uma aliança selou um acordo político entre o prefeito Júnior Loureira e a ex-prefeita Justina Pacheco, viabilizando assim a candidatura da filha para vereadora. Dani Pacheco já tinha um amplo favoritismo. Nos bastidores, trabalharam o ex-prefeito Bruno Loureiro e o esposo de Dani, o advogado Rommel Prado.


PORTO CALVO

Em Porto Calvo, o prefeito David Pedrosa, segundo uma fonte ligada a ele, pediu ao governador Renan Filho para fazer o ex-prefeito Kaika desistir de disputar a eleição. Nossa coluna ouviu Kaika, que disparou: “Minha conversa com governador é saber o dia que vem para o meu primeiro comício, e se já comprou o terno para minha posse”.


MARAGOGI

Em Maragogi, o prefeito Sérgio Lira está bem na fotografia, juntamente com seu grupo político que é a fortaleza da secretária municipal de saúde, Elba Vasconcelos. A atual administração colocou em ordem a saúde, a educação e toda a parte administrativa, além de fortalecer o turismo, carro chefe da econômica local.

Mais matérias desta edição