Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5702
Integração

CONFIRA OS DESTAQUES DO INTERIOR ALAGOANO #I20022020

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 20/02/2020

Matéria atualizada em 20/02/2020 às 06h00

RECORDE: FPM TEM AUMENTO DE 36,15%

Mais uma vez os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), neste mês de fevereiro tem aumento, com o percentual muito que o anterior, desta vez com 36,15% em termos nominais ao decênio anterior. O percentual superar até mesmo as estimativas da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em 64,66%. Uma excelente notícia para os prefeitos, que contabilizam até agora mais de 90% de aumento do FPM em fevereiro, sem que o mês tenha ainda terminado. A expectativa é que o FPM bata o recorde de aumento passando dos 100% de aumento. Os recursos já estão nas contas das prefeituras. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o 2º decêndio tem como base de cálculo o período 01 a 10 do mês corrente. Esse decêndio geralmente é o menor do mês e representa em torno de 20% do valor esperado para o mês inteiro, mas esse o aumento foi uma surpresa e uma prova que a economia no Brasil vai bem. Ainda pelos cálculos, a soma do 1º e 2º decêndio mostra que o fundo está em crescimento dentro do mês, se comparado ao mesmo período de 2018, levando-se em conta a inflação do período. O ano de 2020 começou com informações que exigem atenção dos atuais gestores municipais com relação às variações de receitas, no caso do FPM inicialmente com perspectiva de queda da transferência. Mas essa perspectiva já sofreu alteração de cenário pelo bom desempenho que o repasse do fundo do mês de fevereiro vem apresentando, recuperando as perdas do repasse do mês de janeiro.


INÍCIO DE ANO

O comportamento do FPM neste início de ano tem sido atípico, já que janeiro apresentou queda e um aumento recorde no fevereiro, recuperando as perdas de janeiro de forma substancial e que promete superar os 100%. Isto significa muitos recursos disponíveis nas prefeituras que devem planejar o uso dos recursos para poupar e ter dinheiro em caixa para os meses de baixa.


CRAÍBAS

Os pais dos alunos da rede municipal de ensino em Craíbas estão pedindo providencias para a superlotação dos ônibus que fazem o transporte escolar. Segundos os pais dos alunos, os veículos transitam com as portas abertas com alunos pendurados. O perigo de um acidente fatal é iminente e alguns alunos já relataram, que ficaram machucados durante o transporte.


CRAÍBAS 2

O prefeito de Craíbas Ediel Leite disse a nossa coluna, que o número de alunos no município cresceu e a prefeitura precisa adquirir mais veículos para atender a demanda. O prefeito declarou ainda, que mesmo assim continua com o compromisso de atender à comunidade estudantil e anunciou, que a partir de hoje, a frota está sendo reforçada com a circulação de mais veículos que estavam em manutenção.


CRAÍBAS 3

O prefeito Ediel Leite disse ainda que se for necessário, ele fretará mais veículos para transportar os alunos, mesmo com a defasagem dos valores pagos pela contrapartida do Estado, que não tem acompanhado o aumento dos insumos como combustíveis e pneus. “Nosso Compromisso será mantido com os alunos”, garante ele.


CONCURSOS PÚBLICOS

Este ano está previsto a realização de concurso público em vários municípios começando por Delmiro Gouveia em abril, São Luís do Quitunde e Coité do Nóia, que está atrasado no cumprimento do TAC que assinou com o Ministério Público. Os concursos terão que ocorreu antes das eleições. Uma observação que nossa coluna faz é com relação a fiscalização das empresas contratadas para realizar os concursos.


PORTO CALVO

O matadouro municipal de Porto Calvo está pronto para voltar a funcionar. A prefeitura investiu na aquisição de maquinário, atendendo aos requisitos exigidos pela Vigilância Sanitária e órgão ambientais. Agora aguarda o parecer final para iniciar suas atividades, abatendo animais de todo região, que hoje sofre com o abate clandestino.


PORTO CLAVO 2

O empresário e ex-prefeito de Porto Calvo, Antônio Carlos, que mora em Maragogi desmentiu que teria desistido de disputar a prefeitura. Antônio Carlos disse que está a cada dia mais motivado para disputa e creditou a notícia ao crescimento do seu nome. No paralelo, o também empresário Neudson Cunha continua no páreo, sem polariza com outros candidatos de oposição.

Mais matérias desta edição