Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Integração

CONFIRA OS DESTAQUES DO INTERIOR ALAGOANO #I22052020

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 22/05/2020

Matéria atualizada em 22/05/2020 às 06h00

BANCADA FEDERAL E O LEITE

Até a maioria da bancada federal alagoana não se posicionou em defesa do Programa do Leite, que tem, em seu cadastro, mais de 82 mil famílias que dependem desse importante alimento para alimentar suas crianças. Até o momento apenas o senador Fernando Collor e o deputado federal Marx Beltrão se posicionaram na defesa do programa, que hoje ainda está funcionando graças ao governo do Estado, que pagou a contrapartida. A esperança é a inclusão do Programa na MP 957, que vai aportar para agricultura familiar cerca de R$ 500 milhões. Já estamos no meio do ano e a expectativa tem sido grande por parte dessas famílias, como também de 3.200 pequenos produtores rurais, que hoje vivem no campo da atividade de produção leiteira, conseguindo também movimentar a economia de dezenas de municípios de várias regiões de Alagoas, principalmente do semiárido alagoano, tão castigado pela seca. Esses produtores estão preocupados, pois, com a pandemia, muitas atividades econômicas nas cidades foram prejudicadas e eles, através do Programa do Leite, estão ajudando a movimentar econômica e se manter em suas cidades. Se o Programa do Leite foi extinto, centenas de famílias devem se mudar para os grandes centros urbanos, aumentando os problemas sociais já existentes.


ARAPIRACA/PREFEITO

O prefeito Rogério Teófilo voltou a alertar a população para a necessidade do isolamento social, principalmente neste momento em que o sistema de saúde está em pré-colapso com praticamente dos os leitos lotados. A preocupação é que o sistema lote e pessoas fiquem sem conseguir atendimento e o número de óbitos aumente.


ARAPIRACA/HOSPITAL

A situação deve ficar mais tranquila depois que o hospital de campanha estiver montado atendendo a população. Nos próximos dias, o número de pessoas contaminadas deverá duplicar, o que já causa preocupação ao prefeito de Arapiraca, que continua pedindo a população para evitar sair de casa.


ARAPIRACA/CANDIDATA

Como havíamos informado no mês passado, a atual vice-prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa, será candidata não mais a vice, mas sim a prefeita. A decisão foi tomada pelo grupo do deputado federal Severino Pessoa, depois de tanta indecisão por parte do vice-governador Luciano Barbosa, que hoje diz pra todo mundo que é o candidato a prefeito, mas que não é. Se for, quem assume o governo é o deputado Marcelo Vitor.


ARAPIRACA/NEZINHO

Dentro desse contexto está o deputado Ricardo Nezinho, que agora, mais que nunca, está atônito e sem entender o que está ocorrendo. Nezinho, que era apontado novamente como o candidato do MDB a prefeito de Arapiraca, se afastou das andanças que o vice-governador Luciano Barbosa fazia com ele a tira- colo.


PORTO CALVO/FEIRA LIVRE

Amanhã é dia de feira livre em Porto Calvo e um momento muito difícil para população, porque a cidade recebe compradores de várias localidades, muitas de outras cidades vizinhas. É preciso manter a fiscalização rigorosa e principalmente que todos cumpram as regras de distanciamento social.


DELMIRO/MÉDICO AMIGO

O médico cardiologista Sérgio Carneiro continua atendendo seus pacientes no Sertão de Alagoas, numa jornada semanal sacerdotal de compromisso daqueles que estão longe dos centros médicos. Sérgio Carneiro tem prestado um grande serviço ao povo de toda região e principalmente de Delmiro Gouveia, onde os pacientes atendidos viram amigos e compadre desse médico amigo do povo.


MILAGRES/MUITOS CASOS

A cidade de São Miguel dos Milagres é uma das menores da região norte de Alagoas, mas se destaca pelo número de casos confirmados de Covid-19, se consideramos proporcionalmente a população. Até ontem eram 19 casos confirmados e um óbito. Resta saber se o isolamento está sendo cumprido e se fazendo cumprir por parte da prefeitura.


MARAGOGI/RIGOR

Em Maragogi, o prefeito Sérgio Lira está na linha de frente mantendo a atuação da fiscalização das medidas de isolamento social rigorosas. A Polícia Militar tem sido uma grande parceira nesse sentido. O comandante do 6º BPM avisa que a ordem é prender quem esteja nas ruas sem máscara, além de aplicar multa.

Mais matérias desta edição