Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Integração

CONFIRA OS DESTAQUES DO INTERIOR ALAGOANO #I08082020

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 08/08/2020

Matéria atualizada em 08/08/2020 às 06h00

EX-PREFEITO INELEGÍVEIS

Vários ex-prefeitos estão impedidos de participar das eleições municipais deste ano. Um primeiro levantamento feito por nossa coluna atestou que cerca de 70% deles possuem algum tipo de impedimento judicial. A maioria por crime de improbidade administrativa, principalmente desvio de recursos. Alguns chegaram até mesmo a ser presos pela Polícia Federal. Mesmo assim, muitos estão nas redes sociais e nas ruas nos municípios conversando com eleitores e informando que vão disputar as eleições, quando na verdade não podem. A estratégia usada por esses “espertos” é enganar os eleitores, até próximo ao dia da eleição, quando eles anunciam um outro nome em seu lugar na disputa. Essa prática prejudica o processo eleitoral, já que causa a desinformação e pode induzir o eleitor a erros na concretização do voto. O apelo é para que Justiça Eleitoral aja de forma rápida informando a lista dos ex-prefeitos em Alagoas que estão inelegíveis, dando ampla publicidade, para que nós, que fazemos a imprensa, possamos colaborar com esse trabalho da Justiça Eleitoral. Dessa forma, o processo eleitoral correrá tranquilamente, com os candidatos que realmente estão habilitados perante a Justiça Eleitoral a concorrer ao pleito.


PORTO CALVO

Em Porto Calvo há grande dúvida se realmente o ex-prefeito Carlos Eurico Leão, conhecido como Kaika, pode realmente disputar a prefeitura, já que ele foi condenado à prisão no caso do desvio dos recursos da merenda escola, na famosa operação Gabiru.


PORTO CALVO 2

Para os observadores políticos em Porto Calvo, o ex-prefeito Kaika está inelegível e ele sabe disso, mas a estratégia é levar a situação de pré-candidato até próximo ao prazo final para inscrição de seu filho como substituto. Dessa forma, segundo os analistas, ele contribui para desinformação do eleitorado.


MARAGOGI

Em Maragogi, enquanto o grupo da situação já tem sua formatação pronta, a oposição continua sem uma definição. A princípio, o ex-prefeito Marcos Madeira será o cabeça de chapa, mas, quanto ao cargo de vice, ainda pairam dúvidas, embora o nome de Isabela Laranjeiras seja apontado como o definido.


MARAGOGI 2

Enquanto as dúvidas continuam no grupo de oposição, a situação avança com chapa praticamente definida como Sérgio Lira na cabeça e Gabriel Vasconcelos como vice. Os dois estão juntos, afinadíssimos. A ex-vereadora Elba Vasconcelos, dentro desse contexto, tem um papel importantíssimo trabalhando na conquista de mais apoios.


JAPARATINGA

Em Japaratinga, a disputa poderá ter apenas dois candidatos, o que torna a eleição bastante polarizada. De um lado está o atual prefeito, Júnior Loureiro, e do outro, Deo da Usina. As pesquisas realizadas apontam o atual prefeito à frente, mas toda eleição polarizada com apenas dois candidatos deverá tornar o processo eleitoral bastante disputado.


MILAGRES

Em São Miguel dos Milagres, a disputa deverá se dar entre o atual prefeito, Rubens Ataíde, o Bureco, e o ex-prefeito de Barra de Santo Antonio Teo Pontes. Bureco tenta correr atrás do tempo perdido junto ao eleitorado, que ele deixou muito solto. Já Teo Pontes busca mostrar que tem experiência administrativa e que pode fazer muito pelo município.


DELMIRO

A disputa pela prefeitura de Delmiro Gouveia tem a cada mês mais nomes na disputa. Dessa vez surgiu o nome do biomédico Rafael Toledo, que se junta ao delegado Rodrigo Cavalcante, Tony Clovis e Ziane Costa. Do outro lado está o atual prefeito, Padre Eraldo Cordeiro, que surpreendeu com uma gestão voltada para as comunidades mais humildes.


PENEDO

Em Penedo, a disputa tem no páreo o atual vice-prefeito, Ronaldo Lopes, o ex-prefeito Alexandre Toledo, o vereador Antonio Nelson Filho, Nelsinho, o procurador licenciado Tico Guerra e outros. Este ano, a disputa tem dois pré-candidatos a prefeito do mesmo grupo: Tico Guerra e Ronaldo Lopes. O grupo deve definir o candidato por meio de pesquisas.


VIÇOSA

A disputa pela prefeitura em Viçosa ainda não tem um cenário definido, já que não se confirmou se o ex-prefeito Flaubert Filho poderá ou não participar do pleito. Segundo informações, ele teria ainda uma chance, já que recorreu da sentença.

Mais matérias desta edição