Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Integração

CONFIRA OS DESTAQUES DO INTERIOR ALAGOANO #I23022021

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 23/02/2021

Matéria atualizada em 23/02/2021 às 04h00

Dia Nacional Municipalista

Hoje é o Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro. Para fortalecer a gestão compartilhada, as prefeituras promovem, em prol do desenvolvimento das cidades, eventos on-line para engajar os cidadãos. As videoconferências foram programadas para às 11 horas, nas redes sociais dos gestores. De acordo com as entidades, o momento é a oportunidade de explicar os objetivos de governo, apresentar as equipes da prefeitura e também o de revelar os desafios da administração local. A população poderá enviar sugestões que possam proporcionar melhorias. Às 15h, entidades municipalistas microrregionais e estaduais realizam um bate-papo virtual com os prefeitos para aproximar e consolidar ações locais. Em seguida, às 16h, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) faz um balanço das atividades realizadas nas cidades ao longo da campanha Viva seu Município, além de mostrar a relevância da União de todos em busca de conquistas para os entes locais.


Outras ações

Além das lives, outras ações do podem ocorrer no Dia D da campanha, como reuniões de bancada, sessões especiais em Assembleias Legislativas e a divulgação de um vídeo institucional sobre a importância do Município na vida da população. Essa ação é fundamental para a campanha ganhar força em todo o país e consolidar o significado dessa data.


Delmiro/medicação

A população continua cobrando da prefeitura de Delmiro Gouveia a liberação de medicação controlada para pessoas em tratamento psiquiátrico. A assessoria de comunicação informou, por meio de nota, que este é um problema de abastecimento e que o medicamento está sendo providenciado. Contudo, a distribuição desse tipo de medicação continua ocorrendo regularmente na segunda e na sexta-feira.


Delmiro/medicação 2

Ainda conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura de Delmiro, os profissionais de saúde estão detectando um certo abuso dos pedidos para uso de medicação controlada. Mesmo assim, todos os casos estão sendo analisados e a medicação fornecida a quem realmente precisa.


Piranhas/turismo

Em Piranhas, os problemas sociais que existem refletem no desenvolvimento da atividade turística. Nos últimos dias, os empresários têm notado o aumento de menores abordando turistas nas ruas, bares, restaurantes e até dentro das lojas pedindo dinheiro ou insistindo para compras de doces. Vale lembrar que o Conselho Tutelar do município deveria agir, tendo em vista que os conselheiros recebem altos salários e a Prefeitura oferta condições de trabalho.


Arapiraca/Casal

O maior distrito de Arapiraca, Vila São José, sofreu, até ontem, com a falta de água. O sistema que abastece o distrito é a Casal, que não informou à comunidade os motivos da suspensão do fornecimento de água. O distrito, hoje, tem mais de 10 mil habitantes - maior até que muitas cidades do Litoral Norte de Alagoas.


Maragogi/vereadores

Em Maragogi, no primeiro dia do ano legislativo, os vereadores Jailson Carnaúba e Dani da Elba pedem a melhoria dos serviços de abastecimento no município, principalmente no distrito de Barra Grande, que se transformou em um problema crônico. Eles enviaram requerimento endereçado à Casal.


Maragogi/sucatas

Em alguns trechos da AL 101 Norte, no perímetro urbano, a quantidade de sucatas de carros velhos, geladeiras e fogões continua sendo um problema para o turismo local. Quem chega à cidade, ao visualizar as sucatas, fica assustado. É preciso recolher imediatamente toda sucata existente às margens da AL 101 Norte.


Maragogi/sinalização

Os acessos a Maragogi já merecem a instalação de semáforos luminosos. O fluxo de veículos saindo e entrando na cidade é enorme. Muitos acidentes já foram registrados na localidade. Vale lembrar que, em Arapiraca, vários semáforos foram instalados no trecho urbano da AL 220. Por qual motivo não instalar semáforos em Maragogi? Fica o questionamento.


Craíbas/tremor

Na última sexta-feira (12), moradores de Craíbas e de distritos próximos sentiram um leve tremor de terra. Muitos pensavam que era consequência das detonações da Mineradora Vale Verde. Entretanto, o laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou abalos sísmicos na escala Richter de 7,6 Mrl.

Mais matérias desta edição