Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Integração

CONFIRA OS DESTAQUES DO INTERIOR ALAGOANO #I16062021

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 16/06/2021

Matéria atualizada em 16/06/2021 às 04h00

PORTAL DE INVESTIMENTOS TURÍSTICO

O Portal de Investimentos criado pelo Ministério do Turismo é uma ferramenta que propõe aproximar investidores, empreendedores e o poder público. O portal foi apresentado na semana passada no Palácio do Planalto. O portal concentra portfólio digital e projeto no setor de Turismo, que terá atualizações constantes. Até o momento, a iniciativa conta com investimentos de R$ 21 bilhões e a expectativa é de que gerem mais de 116 mil empregos diretos e indiretos. Foi apresentado ainda, durante a cerimônia o Sistema de Avaliação de Impacto ao Patrimônio (Saip), para maior celeridade e segurança técnica e jurídica na avaliação de processos de licenciamento ambiental. Além de georreferenciamento, o sistema promove cruzamento das bases de dados do Iphan com os dados inseridos pelo proponente no sistema, automatizando etapas e possibilitando agilidade nos prazos de liberação. Outro anúncio foi a atualização do Guia Brasileiro de Sinalização Turística, elaborado em 2001, com um passo a passo para Estados e Municípios implementarem destinos feitos a pé, de bicicleta ou automóvel. O documento trata ainda de destinos, de locais e de atrações de interesse turístico do Patrimônio Cultural e Natural do Brasil, como sítios históricos, artísticos, naturais, arqueológicos e paisagens culturais.


FERRAMENTAS

As ferramentas criadas pelo MTur objetivam incentivar o turismo regional e beneficiar os municípios auxiliando o turista com a disponibilização das informações locais na internet. Pelo celular, será possível localizar os atrativos turísticos, traçar a melhor rota para acesso e obter informações e curiosidade sobre o local.


DELMIRO/TURISMO

As ações para reativar Angiquinho como atrativo turístico em Delmiro Gouveia estão sendo realizadas pela prefeita Ziane Costa e sua equipe, que, na semana passada, estiveram com na Chesf com o diretor de Gestão Corporativa, Adriano Soares, para alinhar o início do processo de uso de Angiquinho pelo município de Delmiro Gouveia. A prefeita estava acompanhada do procurador-geral do município, Ailton Paranhos.


DELMIRO/FECHADO

Segundo a prefeita, Angiquinho é um patrimônio de Delmiro Gouveia que precisa ser restaurado e colocado para visitação pública, objetivando dinamizar a atividade turística. O local está fechado para visitação desde 2017. O espaço do Complexo de Angiquinho tem um valor afetivo para a cidade, por ser o local do início do desenvolvimento da nossa cidade com a construção realizada por Delmiro Gouveia.


DELMIRO/CRÉDITO

Em parceria com o governo de Alagoas, através da Desenvolve, a Prefeitura de Delmiro Gouveia liberou os primeiros créditos aos microempreendedores locais. No total, 42 propostas foram aprovadas e R$ 126.000,00 liberados, que vão fomentar a economia local. Você micro, pequeno e médio empreendedor também pode participar. Faça o seu agendamento pelo número: (82) 98224-2657 ou pelo e-mail [email protected].


MARAGOGI/PADROEIRO

O prefeito Sérgio Lira participou, no último domingo (13), da tradicional missa pelo dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Após a celebração, Lira fez uma série de inaugurações. Por causa da pandemia, as ações foram marcadas pelo cumprimento rigoroso dos protocolos de saúde.


MARAGOGI/EDUCAÇÃO

Na última sexta-feira (11), a prefeitura de Maragogi, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou, no auditório da Coopeagro, o projeto da implantação de uma escola cívico-militar no município. Pais e professores estiveram presentes ao evento. Durante a apresentação de slides com a metodologia que será aplicada, foram explicadas muitas questões que os pais e responsáveis aguardavam.


MARAGOGI/ EDUCAÇÃO

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógico e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.


PÃO DE AÇÚCAR/ESTÁGIO

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar torna público o edital para o Programa Jovem Experiência, que ofertará vagas de estágio remunerado em até 400 reais para estudantes regularmente matriculados em Instituições de Ensino de Educação de Nível Médio, Técnico e Superior, com frequência efetiva nas modalidades presenciais ou à distância, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Mais matérias desta edição