Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5750
Integração

CONFIRA OS DESTAQUES DO INTERIOR ALAGOANO #I18112023

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 18/11/2023

Matéria atualizada em 18/11/2023 às 04h00

Água: os problemas estão só começando

As concessionárias que assumiram o abastecimento dos municípios em Alagoas demonstram falta de experiência na prestação dos serviços, fato contado com milhares de reclamações registradas no Procon, Ministério Público Estadual e nos veículos de comunicação, instrumento de ressonância das necessidades do povo. Contudo, segundo os gestores municipais, que alegam que se viram obrigados a passar o serviço para essas empresas, o problema estaria apenas começando. Nessa primeira etapa, que é a instalação das redes, hidrômetros e obras necessárias, as reclamações estão se concentrando nos dissabores da falta da água e nos constrangimentos causados nas vias públicas pelas obras realizadas. A segunda etapa do problema será quando as contas com os novos valores e formas de cobranças forem efetivamente implantadas. Os valores das contas serão muito acima do que os consumidores vinham pagando e ainda se tem a possibilidade de que o produto, a água, não chegue como já acontece em vários municípios. Para complementar esse contexto, temos o componente político. Como os prefeitos estão sendo acusados de “vender” a água do povo, os adversários estão apontando para eles a culpa do sofrimento de pagar contas e não terem água, enquanto os gestores estão com milhões depositados nas contas das prefeituras. Em 2024 o problema deverá se agravar ainda mais com a revolta popular e com o tempero das eleições municipais.


Maragogi/arrependimento

O prefeito de Maragogi, Sérgio Lira (PP), disse, em entrevista ao CircuitoMundo.com, que estava arrependido de ter passado o abastecimento para a empresa Verde Alagoas. O prefeito disse que está disposto a ter de volta o serviço e que está movendo uma ação contra a empresa pelos problemas causados ao município.


Municípios/AMA

Na mesma entrevista, o prefeito de Maragogi, que já foi presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), disse que a entidade tem sido omissa com os problemas causados pelas concessionárias que assumiram o abastecimento de água e chegou a dizer que a AMA é atualmente uma entidade “chapa branca” subserviente ao governo do Estado e que não luta mais pelos interesses dos municípios.


Municípios/crise financeira

O prefeito Sérgio Lira afirma que os municípios passam por uma crise financeira com queda na arrecadação, fruto da recessão econômica provocada pela atual gestão do governo federal. O prefeito disse que as entidades municipalistas têm criado uma expectativa enganosa de que os municípios vão receber milhões de compensação de perdas nos repasses do FPM.


Entrevista

A entrevista do prefeito de Maragogi, Sérgio Lira, considerada bombástica, vai ao ar no blog Mozart Luna do Portal Circuito Mundo.com, blog Meio ambiente e turismo da Gazetaweb e na rede social @mozartluna. São 30 minutos de pura adrenalina. A pauta foi crise financeira, Fundeb, AMA, abastecimento de água e meio ambiente.


Maragogi

A família Vasconcelos bateu o martelo em torno do nome do vereador Dani da Elba com pré-candidato a prefeito em Maragogi. Já com relação ao vice, Gabriel Vasconcelos, o prefeito Sérgio Lira pediu para que ele disputasse a eleição de vereador no próximo ano, até para que, numa vitória de Dani, Gabriel coordenasse os trabalhos políticos para base de sustentação da administração municipal.


Jacuípe/Fundeb

O Ministério Público Federal encaminhou ao MP em Porto Calvo o processo que apura a denúncia sobre a aplicação dos recursos do Fundeb em Jacuípe. Segundo os representantes do Sinteal, o prefeito Amaro Júnior, vulgo Carro Veio, não prestou contas dos recursos, fato que causou revolta dos professores do município. A Polícia Federal também está sendo acionada na investigação.


Coruripe

O Programa Pavimenta Coruripe vai pavimentar 52km de vias em todo o município, com investimento de mais de 65 mi oriundos de emendas parlamentares do deputado federal Marx Beltrão, senador Fernando Collor, recursos do governo estadual e recursos próprios.


Coruripe

O novo programa vai beneficiar com pavimentação asfáltica e em paralelepípedo para dar cara nova às seguintes localidades: Botafogo, Santa Terezinha, Pindorama, Areias, Miaí de Baixo, Miaí de Cima, Ponta da Asa, Barreiras, Pontal de Coruripe, Lagoa do Pau, Poxim e Centro da cidade.

Mais matérias desta edição