Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5715
.

CONFIRA OS DESTAQUES DO INTERIOR ALAGOANO #I15052024

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 15/05/2024

Matéria atualizada em 15/05/2024 às 04h00

PRAZO FINAL PARA VACINAÇÃO

O criador de bovinos em Alagoas tem até hoje (15) para fazer a declaração de vacinação contra a febre aftosa. A declaração pode ser feita de forma virtual, por meio do sidagro-produtor, ou presencial, em um dos escritórios da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

DOCUMENTAÇÃO

Apesar de o prazo de declaração se estender até o dia 15 de maio, a Adeal orienta os criadores que não deixem para fazer a declaração de última hora. Além da documentação pessoal, o criador deve apresentar a nota fiscal da compra da vacina.

META

Como todas as etapas da campanha de vacinação, a meta da Adeal é vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos de Alagoas, formado por quase 1,3 milhão de animais. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determina que a cobertura vacinal mínima do rebanho deve ser de 90%.

PENALIDADES

O criador que não fizer a declaração fica impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impossibilitado de circular e comercializar os animais, além de estar sujeito a penalidades previstas na lei, a exemplo do pagamento de multa. No caso da não vacinação, o valor da multa a ser pago corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL). Já se não declarar, a multa é de 30 unidades.

TJAL NAS ESCOLAS

Uma parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) está promovendo uma série de palestras em escolas públicas municipais e estaduais, entre os dias 13 e 28 de maio, para debater a exploração sexual contra crianças e jovens.

MAGISTRADOS COM O POVO

As palestras, conduzidas por magistrados alagoanos, abordarão temas relevantes sobre o abuso sexual infantil, com foco na prevenção e na orientação sobre como denunciar esses crimes. As atividades acontecerão em Maceió, São Miguel dos Campos, Viçosa, Porto Real do Colégio, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Passo de Camaragibe, Piaçabuçu, Igaci, Cajueiro e em outros municípios.

DESTRUINDO PAVIMENTAÇÃO EM ARAPIRACA

Em Arapiraca, a retirada de piçarras por parte de veículos caçamba destruiu a pavimentação de várias ruas do bairro Massaranduba. Os moradores denunciaram que os veículos também circulam sem a lona na caçamba para evitar a poeira que se espalha durante o movimento dos carros.

MINERADORA NA AUDIÊNCIA

A Câmara de Vereadores de Arapiraca realiza amanhã uma Audiência Pública para discutir possíveis problemas causada pela atividade da Mineradora Vale Verde. Os representantes da empresa foram convidados, assim como órgãos ambientais.

FEIRA DA ECONOMIA CRIATIVA EM DELMIRO

Nos dias 10 e 11, aconteceu, no Calçadão do Comércio e na Praça Multieventos, a “Feira de Economia Criativa – Mãos Delmirenses Fazendo Arte”. O evento contou com oficinas, palestras, exposições e músicas ao vivo. O objetivo foi divulgar e comercializar artesanatos e produtos gastronômicos materializados nas suas mais diversas maneiras, pelas mãos de artistas e artesãos delmirenses.

Mais matérias desta edição