Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5821
.

CONFIRA OS DESTAQUES DO INTERIOR ALAGOANO #I19102024

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 19/10/2024

Matéria atualizada em 19/10/2024 às 04h00

CÂMARAS DE VEREADORES

Passadas as eleições municipais, chega a vez das articulações para eleger as mesas diretoras das casas legislativas municipais. Como houve renovação de parte dos vereadores, o que se pode deduzir é que os veteranos tenham prioridade nas escolhas dos novatos que chegam, principalmente aqueles que estão assumindo pela primeira vez o mandato de vereadores.

RENOVAÇÃO EM DELMIRO

A Câmara de Vereadores em Delmiro Gouveia sofreu uma renovação considerada a maior dos últimos 20 anos. Mais de 70% dos vereadores não conseguiram retornar ao mandato. Isso demonstra que a população quer representantes mais ativos e trabalhando pela coletividade.

PENEDO TEVE RENOVAÇÃO DE 60%

Em Penedo, a renovação na Câmara foi de 60%. Dos novos, destaca-se Davi Silva (União), pouco conhecido no município, que deverá fazer parte da bancada de oposição ao prefeito Ronaldo Lopes (MDB), juntamente com o polêmico vereador Cidoca (União). Alguns veteranos também voltaram para a casa legislativa como, Jorge Alves e Fagner Matias.

PREFEITO RONALDO LOPES

Passado o processo eleitoral, o prefeito Ronaldo Lopes, continua trabalhando e não tirou nenhum dia para descansar. Todos os dias está na prefeitura despachando e recebendo o povo. No momento o prefeito está focado na maior obra dos últimos 50 anos de Penedo, que é a construção da Ponte que vai ligar seu município a Neópolis em Sergipe. A gestão de Ronaldo Lopes vai ficar na histórica não só de Penedo, mas de todo Litoral Sul de Alagoas.

MUDANÇAS NO CNPJ

A Receita Federal do Brasil (RFB) publicou mudanças no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). As alterações estão na Instrução Normativa 2.229, que traz detalhes da implementação do novo formato alfanumérico. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores sobre as alterações.

NOVOS CARACTERES

A partir de janeiro de 2026, o CNPJ, principal identificador brasileiro de empresas, negócios e empreendedores formalizados, será alfanumérico, ou seja, composto por números e letras. As mudanças serão graduais e os CNPJs já existentes não serão alterados e continuarão válidos. Com a publicação da Instrução Normativa, o CNPJ alfanumérico passará a ter 14 caracteres.

FISCALIZAÇÃO

Além da mudança no CNPJ, a normativa reforça as ações de fiscalização. Empresas ou filiais que sejam flagradas comercializando ou transportando produtos proibidos, que representam potencial risco à saúde pública, ao meio ambiente ou à segurança, poderão ser imediatamente suspensas.

MISSÃO INTERNACIONAL

A delegação formada por servidores da Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) embarcou para Singapura, no último dia 11, em uma missão internacional para troca de experiências sobre gestão pública, modernização da gestão, governo digital, cibersegurança, infraestrutura, moradia, sustentabilidade, economia e para fomentar parceria para impulsionar o desenvolvimento de ambos os locais.

Mais matérias desta edição