Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
James Silver

Confira os destaques do colunista nesta edição, 26/03/2020

jamessilver@gazetaweb.com

Por James Silver | Edição do dia 26/03/2020

Matéria atualizada em 25/03/2020 às 23h21

Em tempos de quarentena, AGÉLIO NOVAES foca no papel maché para produzir arte
Em tempos de quarentena, AGÉLIO NOVAES foca no papel maché para produzir arte - Foto: Divulgação
 

+DE 2,5 MILHÕES...

...de pequenos negócios, o setor do varejo enfrenta uma das maiores crises da história, em virtude da expansão da Covid-19 no país. Mesmo com o decreto federal que determinou o fechamento de muitos desses estabelecimentos comerciais, existe um grande número deles ainda funcionando, autorizados pelos governos estaduais e municipais por abastecerem a população com itens básicos como alimentos, remédios, dentre outros de extrema necessidade.


TIPS

A Unidade de Competitividade do Sebrae, gerenciada por César Rissete, preparou uma série de dicas para os pequenos negócios que ainda permanecem abertos ao público, já que o cenário atual é inédito, inesperado e requer todos os cuidados para conter a crise.


TIPS I

1º Proteja sua equipe: disponham de álcool em gel, máscaras e luvas. Faça reuniões reforçando a necessidade de que sejam mantidos cuidados redobrados com a higiene pessoal.

2º Reinvente seu negócio: caso ainda não trabalhe com vendas online e delivery essa é a hora de implementar o serviço.


TIPS II

3º Inove dentro da crise: reveja o horário de funcionamento. As filas devem respeitar a distância mínima de 2 metros entre as pessoas. Outro ponto importante: os clientes precisam perceber que os cuidados necessários estão sendo tomados no seu negócio. A confiança é fundamental para a fidelização.


TIPS III

4º Reveja seus gastos fixos: reavalie o que for dispensável nesse momento.

5º Renegocie: muitas instituições financeiras já estão abertas a renegociação de prazos, taxas e juros. Veja a possibilidade de negociar prazos de aluguel e demais gastos.



PING PONG


Quem?

Cristianni Gusmão, coordenadora de Nutrição da UNINASSAU.

Foto: Divulgação
 

Alguns alimentos teriam o poder de impedir que pessoas sejam infectadas pelo coronavírus ou é fake news?

O Conselho Federal de Nutrição emitiu uma nota alertando a população e os profissionais da área que, até o momento, não existe nenhuma comprovação de que algum alimento tenha esse poder.


Mas qual o papel da alimentação saudável?

Quando falamos em alimentação saudável estamos falando em variedade, moderação e qualidade. Isso garante nutrientes necessários para que o corpo funcione de forma adequada, prevenindo doenças como hipertensão e diabetes, que colocam seus portadores no grupo de risco.


Há contaminação por alimentação?

Até o momento, todos os relatos são de transmissão de uma pessoa para outra. Porém, também estão valendo as orientações de higienização correta dos alimentos, principalmente os consumidos crus, como frutas e vegetais.

Lembrando que não adianta higienizar o alimento e não higienizar as mãos, ou vice e versa.

É errado usar vinagre. Para essa higienização o indicado é utilizar uma solução de hipoclorito de sódio ou água sanitária, seguindo sempre a orientação expressa na embalagem do produto comprado.

Em tempos de quarentena, AGÉLIO NOVAES foca no papel maché para produzir arte

Mais matérias desta edição