Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
JOSÉ ELIAS

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #JE16112019

.

Por JOSÉ ELIAS | Edição do dia 16/11/2019

Matéria atualizada em 16/11/2019 às 06h00

Já testemunhei muitos companheiros partirem – ao longo de mais de 50 anos de Organização Arnon de Mello – sem sentir na pele os efeitos da crueldade. Do outro lado, passar como simples passageiro, assistir de longe faz parte do espetáculo da vida irreal. Se adoecer, o filme muda e os personagens somem.

Telefone mudo, “amigos” desaparecem e, no hospital, visitas são dos verdadeiros – na alegria e na doença. Entre as exceções – independente de posição social – nomes que ficam registrados no livro de cabeceira. O mundo é uma roda gigante, subindo e descendo ao sabor do comportamento de cada um. O dia de amanhã é imprevisível pra todos – ricos, pobres, pretos e brancos – nivelados na mesma vala comum. Hoje a sorte conduz o carro por uma rua asfaltada; depois, sem ar condicionado, trafega pelo barro. Quem não está preparado vai sofrer as consequências de imaginar que só existe o céu. # # #

A multidão carrega as “autoridades” até aos gabinetes luxuosos e, na volta, troca de endereço.


NOVO XADREZ

Reviravolta na montagem do xadrez que definirá posições para disputa de 2022. Luciano Barbosa seria convencido a sair para concorrer à prefeitura de Arapiraca, com Ricardo Nezinho na chapa. Deputado Marcelo Victor ficaria como governador tampão e Assembleia Legislativa aprovaria Fábio Farias vice


MUITO TRABALHO

Judson Cabral, agora diretor do Tribunal de Justiça, pretende reunir novamente a esquerda de Alagoas. Ele está se esforçando para montar um palanque com antigos e novos descontentes. “Vai ser muito difícil!” - entronchou a cara o cientista joinha, que está concluindo o livro “Onde estão os comunistas?”


VAI AGUARDAR

Ainda no hospital, Tereza Nelma prefere não discutir 2020 com companheiros que o visitam. Não trata de uma possível candidatura a prefeita de Maceió. Amigos, no entanto, asseguram que a deputada deseja comandar as ações administrativa de sua cidade. Com saúde, colocará nome ao julgamento popular.


NÃO TEM DONO

Deputado Cícero Cavalcante fez um desabafo, puxando a orelha dos políticos da região. “Norte de Alagoas não tem dono!” - gritou, sentado no banco da Praça Deodoro.”Vamos vencer democraticamente!” - alisou os novos cabelos, que fecharam a careca. Ele terá candidatos em todos os municípios.


QUASE EMPATE

Dona Cacilda, dama de ferro, ainda vive politicamente no Sertão, como demonstram pesquisas em Piranhas. Um filho dela e dois netos lideram a opinião nas entrevistas das ruas na corrida de 2020. Quase empatados para prefeito da cidade, Melina Freitas, Tiago e deputado Inácio Loiola, tio dos dois.


FALANDO SOZINHA

Carimbão visto, parado, em frente ao Palácio do Planalto, olhando para andar onde fica o gabinete de Bolsonaro. “O senhor está bem, deputado?” - estacionou o carro a senadora Ada Mello. “Ta morando aqui ou em Maceió?” - insistiu na conversa. “Vai sair candidato ano que vem?” - ficou falando sozinha.


FUTURO DA BARRA

Organizado, disciplinado, honesto, trabalhador, Barra de São Miguel projeta o prefeito do futuro. Nome está na boca do povo na cidade e, com pés no chão, vereador Luan Marcelino não tem pressa, “A gente vê isso depois!” - explica aos eleitores. Como presidente da Câmara, está dando um banho de gestão.

» Jornalista Fernando Araújo, no Extra: “Alagoas precisa de socorro nas áreas de saúde, educação e financeira!”

» Entrou bem no Palácio a chapa Alfredo Gaspar de Mendonça e Rafael Tenório: Há até torcida organizada.

» Jornalista Eliane Aquino, no PSDB: “União de Rui, Teo, Nono e Biu em na eleição de 2020 será inevitável!”

» Empresário Eugênio Juca, em Palmeira dos Índios: “Sou candidato a prefeito para escrever uma nova história!”

» Muita gente pede retorno de Augusto Farias às urnas: “Agora sou apenas eleitor fiel dos verdadeiros amigos!”

» Voz mais respeitada em todos os tempos, Ailton Villanova examina retorno ao rádio: Não faltam convites.

» Aviso do deputado Dudu Ronalsa, no plenário: “Nós vamos produzir um candidato majoritário em 2022!”

Mais matérias desta edição