Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5695
José Elias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #JE27052020

.

Por JOSÉ ELIAS | Edição do dia 27/05/2020

Matéria atualizada em 27/05/2020 às 06h00

Sem coligação, a carona some do processo eleitoral e iguala as condições de disputa entre os candidatos. A maioria entrava no processo tentando ganhar mandato na sobra de votos dos mais fortes, estudava as alianças e sentiam que uma delas, por exemplo, faria dois vereadores, mas tinha coeficiente para eleger mais um pequeno.

Agora é diferente, todos iguais perante a lei e, no confronto, não existe escora no meio da estrada. Não se sobe nas costas de ninguém, vai ter que lutar para comemorar e, na posse, pode bater, com orgulho no peito. Passado recente, alguns vitoriosos mandavam respeitar a votação, esquecia a fraude e compra da consciência alheia. Heloísa Helena se elege bem, mas tem fôlego para levar no seu partido mais um com nome inexpressivo? Legenda de Tácio Mello, indicado vice da chapa de Alfredo Gaspar, possui um time nivelado, produzindo uma briga interna. Quer dizer, nesse quadro, poucos pequenos se salvam e muitos de grande porta vão receber faixa.


LESSA COM TRÊS NOMES PARA VICE DE SUA CHAPA

Campanha parada, estrategistas políticos não dormem em serviço, como dizem os mais velhos. Grupo de Ronaldo Lessa possui três opções para indicar vice do ex-governador na disputa para prefeito de Maceió. Mas não vão divulgar agora, por achar que o momento é impróprio no calendário eleitoral. Vai deixar passar a onda e esquentar o processo.


ARTHUR LIRA DE OLHO NO GOVERNO DO ESTADO

Amigos de Arthur Lira negam que o deputado queira ser senador pra sentar na cadeira do pai. Anunciam que sonho dele agora é ser governador, cargo que Biu de Lira também pleiteou. Se o Centrão continuar sendo a base do presidente Bolsonaro, Lira pode pegar embolo e desembarcar no Palácio em 2022. Já há articulações nesse sentido.


TONINHO LINS RETORNA EM DOSE DUPLA NO VOTO

Afastado das ruas, Toninho Lins volta à política de Rio Largo em dose dupla. Sua esposa, Izabele Lins, sobrinha da ex-prefeita Kátia Born, está sendo estimulada a sair candidata a vereadora na eleição que vem aí. E o marido, filho do líder Tonhão, sendo carregado pelos simpatizantes a regressar e comandar politicamente novamente a cidade.


MEDO DO VÍRUS ATÉ PELAS ONDAS DO TELEFONE

Advogado Heth Cesar está intrigado com o coronavírus, que intimida os políticos de Alagoas. Em quarentena, em Paripueira, membro do diretório nacional do PDT não entende motivo de os amigos não atenderem suas ligações. “Muita gente pensa que a doença pega também pelas ondas do telefone!” - ficou apavorado, trancado em sua residência.


COMBATER VÍRUS PENSANDO EM ALAGOAS AMANHÃ

O coronavírus deve ser combatido com todas as armas, afirmou Nivaldo Albuquerque. O deputado disse, porém, que não se deve esquecer o futuro de Alagoas e das novas gerações. “Temos que projetar o amanhã para não ser pegos de surpresa!” - recomendou, num papo com jornalistas, ontem, por telefone. “O vírus tem que ser perseguido até topar!”


CABRAL ACHA QUE MUDA TUDO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO

Os efeitos do coronavírus mudam tudo em Alagoas, concorda Ademir Cabral. O ex-secretário entende que o processo eleitoral não será mais o mesmo, colocando ingredientes novos na disputa do voto de vereador a presidente da República. “Vamos passar por experiência inédita, onde candidatos e eleitores terão que se submeter a um aprendizado!”


HOLANDA ENTENDE QUE RENOVAÇÃO É NATURAL NO VOTO

Ainda exercendo mandato, Antônio Holanda vê como natural a renovação na política. Como vereador em Maceió, o ex-deputado está se despedindo da vida pública, depois de mais de 50 anos, sucedendo Otacílio Holanda, seu pai. “Mas ainda vou ficar futucando!” - avisou ontem aos que imaginam que ele vai se aposentar, botar pijama.


FARIAS QUER SER SÓ ELEITOR DOS VELHOS AMIGOS

Fazendo exercício físicos no apartamento, Augusto Farias diz que está fora. Proibido de caminhar na pista da orla marítima, o ex-deputado nega ter saudade da política, ao ser interpelado pelo repórter Carlos Bina. “Agora só quero continuar prestigiando os velhos amigos!” - contou ontem Farias. “Meu tempo já passou e quero somente sossego!” - completou.

Mais matérias desta edição