Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
José Elias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #JE28052020

.

Por JOSÉ ELIAS | Edição do dia 28/05/2020

Matéria atualizada em 28/05/2020 às 06h00

Não há necessidade de pressa na opção de nova sigla para Rui Palmeira se manter de cima na política. Dispõe de muito tempo para escolher, com paciência, partido que vai disputar a eleição de 2022. Depois que deixou o PSDB, por se sentir desconfortável, prefeito se transformou numa vitrine, produto cobiçado por muitos candidatos.

Ficou solteiro, sem dar satisfação a ninguém, assumindo posições conforme a cabeça pede. Sem compromisso estatutário, enquanto a legislação permitir, conversa com todo mundo, elogia, critica e vai pra onde quiser sem a obrigação de se desculpar. Passarinho solto que um dia está na lagoa e, no outro, resolve tomar sol na praia. ACM Neto abona entrada no DEM, pilotado em Alagoas pelo ex-deputado Thomáz Nonô. Nos cochichos, Tácio Mello, que Rui colocou como vice de Alfredo Gaspar, botou ficha do Podemos na mesa. Experiência ensina que, na política, muitas vezes é bom empurrar atitude com a barriga para tomar posição acertada na hora certa.


PAULÃO PROPÕE PESQUISA NO PAÍS PARA PRESIDENTE

Diante dos intermináveis impasses, Paulão sugeriu a realização de uma pesquisa nacional. Deputado quer saber quem tem a preferência da sociedade na corrida de presidente da República. Através dos números, vai avaliar o desempenho de Bolsonaro numa disputa contra o presidente Lula. “Vamos tirar nas ruas a prova dos nove!” - sustentou.


RONALSA QUER CHAPA PRÓPRIA DOS DEPUTADOS

Diante dos estragos produzidos pelo coronavírus, Dudu Ronalsa prefere não falar sobre eleição agora. Mas provocado por um grupo de jornalistas, deu palpite sobre a sucessão estadual. “Assembleia Legislativa poderia apresentar governador e vice!” - deu opinião. “Já se fala nos nomes de Marcelo Victor, Antônio Albuquerque e Jó Pereira!” - lembrou.


VILELA DIZ QUE 2022 DEPENDE DA CONJUNTURA

Com as chuteiras penduradas dentro do guarda-roupa, Teotônio Vilela prefere não comentar o voto. Perguntado, por telefone, disse que o senador Rodrigo Cunha, presidente do PSDB, pode sair candidato a sucessão estadual na eleição de 2022. “Ele terá que examinar a conjuntura política do momento!” - explicou ontem o ex-governador, no apartamento.


THOMÁZ DEFENDE RESSURGIMENTO DA ESQUERDA

Sempre no campo de atuação, engenheiro Thomáz Beltrão sonha com ressurgimento da esquerda. Ainda no PT, depois de passar pelo PCdoB, seu partido de origem, sente saudade das manifestações de ruas. Ex-vereador e ex-secretário de Educação de Maceió, Thomáz fará reunião com antigos progressistas para tentar o retorno desse segmento.


RUI INICIARÁ A CAMPANHA NO MOMENTO CERTO

Por enquanto, não se fala de política no gabinete de Rui Palmeira. Segundo a jornalista Eliane Aquino, o prefeito está preocupado com o crescimento do coronavírus, que tem atingido muitas famílias. Ela explicou que eleição de prefeito e veredador só entra em pauta no momento oportuno. Confirmou que chapa Alfredo e Tácio Mello está mantida.


IB BREDA ESTÁ TRABALHANDO CALADO EM MACEIÓ

Sem aparecer na midia, Ib Breda trabalha em silêncio para continuar na Câmara. Muitas amizades, o vereador tem o apoio de Maurício Quintela, ex-ministro dos Transportes e atual secretário estadual de Infraestrutura. Consulta nas ruas garantem a sua reeleição entre os cinco mais votados, acredita ele. É uma das apostas de Quintela, ao lado de Lobão, da região sul.


RAFAEL VAI OUVIR ALGUNS AMIGOS DE RIO LARGO

CSA ainda não chegou fisicamente a Rio Largo, depois que deixou a sede no Mutange. Presidente Rafael Tenório vai ouvir a opinião de amigos sobre a próxima disputa eleitoral na cidade. Suplente de senador, ele quer saber quais são candidatos a prefeito e quem tem chance de ganhar. “No futebol, a gente tem que saber onde bota o pé!” - avisou.


LUCIANO BARBOSA VAI COMPLETAR A ATUAL GESTÃO

Fora de cena em Arapiraca, Luciano Barbosa se recupera dos efeitos do coronavírus. Pelos boatos que circulam na cidade, ele desistiu de disputar a prefeitura contra Rogério Teófilo. Preferiu ficar no cargo de vice-governador e completar o mandato como secretário estadual de Educação. Ou seja, presidirá eleições de 2022 sentado na cadeira.

Mais matérias desta edição