Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
José Elias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #JE30062020

.

Por JOSÉ ELIAS | Edição do dia 30/06/2020

Matéria atualizada em 30/06/2020 às 06h00

Sem coligação, a exemplo dos vereadores, os deputados vão ter que se virar nos 30 para permanecer nos cargos. Com os partidos juntos, num pacote, facilitava a escolha de uma aliança para garantir o mandato. A legislação eleitoral transformou as regras do jogo, extinguindo a competição coletiva e instituindo o processo individual.

Quem já está lá, no plenário, sugerindo, reivindicando, falando e cobrando, leva vantagem na corrida, Em primeiro lugar, tem que se colocar numa posição de destaque, com discursos produtivos, para ganhar visibilidade na mídia. E, depois, pelas condições logísticas que o mandato oferece, tanto no governo ou fazendo uma oposição séria. Alguns nomes ocupam posições diferenciadas pela atuação em defesa da comunidade de Alagoas. Na Câmara, analistas apontam Kelmann Vieira, Cleber Costa, Ib Breda e Eduardo Canuto. Isnaldo Bulhões e Sérgio Toledo em nivel federal e Fátima Canuto, Galba Novaes, Olavo Calheiros e Paulo Dantas na Assembleia Legislativa.


VIILELA ACHA QUE VIRUS TIROU BRILHO DA CAMPANHA

Ruas murchas, candidatos recolhidos, Teotonio Vilela disse que vírus tirou brilho da campanha. Trancou o povo, acabou com as resenhas, emudeceu os discursos e, segundo o ex-governador, vai deixar as urnas solidárias. “O apelo tem que ser forte para reanimar os que estão com a crista baixa!” - sustentou. “Torcida só grita com marcação do gol!”


MARCELINO ACHA QUE TODOS DEVEM PENSAR NA CIDADE

Muitos consideram eleição meio de vida ou morte, afirmou, ontem, em Maceió, Marcelino Alexandre. Ele disse que a legislação deveria exigir que os candidatos apresentassem propostas e projetos em defesa, por exemplo, de Arapiraca. “Poder por poder não vale a pena usar como bandeira, porque termina virando um desserviço!” - disse o ex-deputado.


LESSA SE JUNTA A HETC NA ESCOLHA EM PARIPUEIRA

Ronaldo Lessa e Heth Cesar, finalmente, vão acertar o tom do discurso na eleição do fim do ano. Juntos, com a mesma visão, escolherão o candidato a prefeito de Paripueira, carregando o carimbo do PDT. Com alguns nomes pensados, vai começar o trabalho de sondagem para, depois, iniciar composições para montagem do palanque no Norte.


THOMAZ BELTRÃO PREVÊ NOVIDADES PARA PREFEITO

Participando das decisões do PT de Alagoas, engenheiro Tomaz Beltrão vislumbra novidades. Para o ex-vereador, desenho da eleição de prefeito de Maceió não será a copia dos números das pesquisas nem dos nomes que apaixonados tentam impor no mercado. “Todos terão que suar a camisa, com convencimentos verdadeiros para atrair eleitores!”


TOLEDO GARANTE PTDOB NA MESA DAS DECISÕES

Sempre otimista, advogado Marcos Toledo garante evolução do PTdoB na disputa do fim do ano. Em 2022, quer sentar à mesa das grandes decisões majoritárias para escolher os candidatos a governador e senador. “Vamos sair das urnas agora numa boa performance, elegendo prefeitos, a começar por Ricardinho Santa Rita em Maceió!” - disse.


SANTIAGO BRIGA PARA VEREADOR SAIR DO GABINETE

Analisando a relação da Câmara com as ruas, Fátima Santiago enxerga distanciamento. Vereadora revela que se esforça para representantes do povo chegarem mais junto da população – ela nota ausência. “É preciso que todos nós saiamos do gabinete para testemunhar dificuldades que enfrentam os sobreviventes!” - emendou, ontem, por telefone.


NONÔ: QUEM ESTÁ NA CHUVA É PRA SE MOLHAR

Longe do fogo político, Thomáz Nonô prefere não fazer prognóstico sobre o seu futuro. Ex-vice-governador declarou, ao ser abordado, que quem está na chuva é pra se molhar. No entendimento do atual secretário municipal de Saúde, o voto é que procura o candidato nas eleições. “Estamos com saúde e preparados fisicamente!” - disse.


JOINHA LANÇA CHAPA COM RUI E ALBUQUERQUE

Sem consulta prévia, cientista político anunciou ter chapa na ponta da língua para as eleições de 2022. Amigo do velho senador Teotonio Vilela, menestrel das Alagoas, entende que Rui Palmeira e Antônio Albuquerque formam uma dupla ideal no Estado. “Os dois já provaram que estão sintonizados com as nossas dificuldades!” - completou Joinha.

Mais matérias desta edição