Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
pet

7 ERROS NA HORA DO PASSEIO COM OS CÃES

De modelo de guias a horários de passeio e falta de hidratação, veterinária explica quais são os equívocos mais comuns e como evitá-los

Por Maylson Honorato, com assessoria | Edição do dia 04/11/2019

Matéria atualizada em 04/11/2019 às 14h35

Passear com pets faz bem para a saúde dos donos e dos animais
Passear com pets faz bem para a saúde dos donos e dos animais - Foto: DOGHERO
 

Muitos donos de cachorro acham que passear com o cãozinho é coisa fácil. Só colocar a coleira nele e sair para a rua. Mas a tarefa exige alguns cuidados especiais para garantir a segurança do animal e a qualidade do passeio.

Para auxiliar nesse sentido, um aplicativo que promove a conexão entre quem tem cachorro e uma comunidade de passeadores e anfitriões, elencou quais são os erros mais comuns cometidos pelos donos de cachorro na hora do passeio. Quem preparou a lista foi a veterinária Alessandra Amieiro.

Confira os erros e como evitá-los:

1. Não passear: não importa se o cãozinho vive em uma casa com quintal, brinca todo dia com alguém da família ou mesmo tem a companhia de outro animal no espaço. Passear com cachorro continua sendo uma necessidade tão importante quanto alimentação, vacinas e amor. Os passeios são responsáveis pela manutenção da saúde física e emocional do cachorro. Sem a atividade física, os cães podem desenvolver comportamentos como ansiedade, depressão, agressividade, além de sobrepeso e problemas articulares e musculares.

2. Não utilizar guias ou coleiras: alguns donos têm o hábito de passear com seus cachorros sem guia ou coleira, com a justificativa que isso deixa os animais mais livres. No entanto, a escolha coloca em risco a vida do cachorrinho, uma vez que o deixa vulnerável a ser atropelado, comer algo impróprio jogado na rua ou mesmo se envolver em brigas com outros cães. Na hora do passeio, utilize sempre a guia e a coleira e escolhas opções que estejam adequadas ao corpo do seu cãozinho para deixá-lo seguro e confortável e evitar ferimentos.

3. Passear sem plaquinha de identificação: não é frescura, a plaquinha de identificação tem uma função clara: facilitar a busca pelo cachorro em caso de fuga ou de algum outro eventual incidente. Adquira uma para o seu cãozinho e grave nela o nome do seu animal e um telefone para contato. Acredite, o investimento vale a pena e garante mais segurança para você e para o seu peludo.

4. Passear em qualquer horário: este é outro erro bastante comum. Não passeie com o seu cachorro em horários em que o sol está muito forte e o chão muito quente. Isso evita que o seu cãozinho queime as patinhas e fique desidratado. Lembre-se: o passeio é uma atividade para fazê-lo se sentir bem e não o contrário.

5. Censurar o cachorro por fazer as necessidades na rua: é comum que durante o passeio o cachorro aproveite para atender fazer suas necessidades. Portanto, não censure o seu cãozinho quando isso acontecer. Pelo contrário, tenha sempre consigo saquinhos para coletar as fezes do seu peludo e descartá-las no lixo (nada de deixar o conteúdo na rua).

6. Não oferecer água durante o passeio: alguns donos só dão água para os seus cachorros ao voltarem para casa. Evite fazer isso e tenha sempre consigo um pouco de água e a ofereça ao seu cãozinho durante o trajeto. Isso garante que ele esteja sempre hidratado.

7. Não respeitar o limite físico de cada cachorro: este é outro erro bastante frequente. Todo cachorro tem de passear, mas a duração do passeio tem de estar adequado às necessidade de cada animal. Pugs, por exemplo, têm fisiologicamente algumas limitações respiratórias. Portanto, cães dessa raça não podem ter um passeio com a mesma duração e velocidade que o de um cachorro da raça Golden, que possuem uma outra estrutura física. Ao notar que o seu cachorro está bastante cansado e ofegante, não o obrigue a continuar. Respeite o tempo do seu cãozinho e garanta a ele um passeio de qualidade.

Agora que você conhece as dicas, não deixe seu cãozinho encostado em casa. A veterinária ainda pontua que, mesmo com a rotina apertada, garantir o passeio é cuidar da saúde do animal. Uma solução seria aplicativos que facilitam o contato dos donos com passeadores, que até fazem cursos sobre o momento de lazer e saúde dos pets.

Mais matérias desta edição