Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Maré

HISTÓRIA DE SUCESSO

Uma das marcas de maior presença no Nordeste, sabão Bem-te-vi traz novidades para o último mês do ano

Por DE EDITORIA DO MARÉ COM ASSESSORIA | Edição do dia 14/12/2019

Matéria atualizada em 14/12/2019 às 06h00

Foto: Divulgação
 

Resistir ao tempo no mundo dos negócios parece algo simples para quem vê de fora. Afinal, após descobrir o ‘segredo do sucesso’ e se estabelecer no mercado, não deve ser difícil, certo? Será? A Revista Maré traz um exemplo de empreendimento que mostra ser possível continuar relevante em meio a tantos desafios que surgem com o decorrer dos anos.

A protagonista desta história é a ASA Indústria e Comércio, presente no mercado desde 1996, e que possui sob seu domínio marcas como o sabão Bem-te-vi, existente há 89 anos. Tanto tempo, porém, não é empecilho para o novo: a marca está lançando o Bem-te-vi Coco, que promete ação ‘8 em 1’: rápida dissolução, cuidado com as cores, perfume por mais tempo, branco mais branco, mais rendimento, não deixar manchas, proteger as roupas e novas embalagens que ajudam a reduzir as emissões de plástico no meio ambiente.

“A marca Bem-te-vi baseia seu sucesso e liderança no acompanhamento das necessidades dos consumidores, chancelado por contínuas pesquisas de mercado. É nesse contexto que estamos lançando o Bem-te-vi Coco”, diz Wagner Mendes, diretor de marketing da ASA. Capacidade de inovar e de estar em sintonia com os consumidores são características do grupo, que se destaca no mercado com marcas que já fazem parte da história de vida das pessoas - além do Bem-te-vi, tem ainda o Vitamilho e o Palmeiron, por exemplo. Esse processo de fidelização se dá através de produtos de qualidade e de um trabalho de marketing que tem como objetivo atender as necessidades do consumidor final. Presente em quase todas as regiões do Brasil, o grupo conta com mais de 1.500 funcionários e possui um portfólio com oito marcas e mais de 250 itens. Investimentos na manutenção do branding, desenvolvido à base de empenho dos colaboradores e parceiros, e em extensas pesquisas de mercado são apontados pelo diretor de marketing da ASA como os principais pontos de inovação dentro da empresa. “Buscamos sempre os melhores métodos e políticas de gestão, proximidade junto aos nossos clientes, atacadistas e varejistas, e, principalmente, buscamos sintonia com o consumidor final, que é nossa razão de existir”, ressalta.

Para ele, o grande desafio é sempre procurar estar à frente do mercado, entender os movimentos que trazem novas tendências, comportamentos, e processar as informações para transformar em ações e produtos que vão surpreender os consumidores.

“Para isso, eu escuto, observo, escuto e observo, esse é meu mantra, procurar compreender e me colocar no lugar do consumidor. Não estamos aqui para simplesmente oferecer, estamos aqui para levar suporte, soluções, surpreender, atender no mais alto padrão as necessidades e expectativas. Meu objetivo é gerar sentimentos positivos”, destaca. Segundo Wagner Mendes, para os próximos anos podemos esperar produtos práticos, saudáveis, com tecnologia e econômicos. Como o novo lava-roupas Bem-te-vi Coco, que, além de todos os benefícios que já listamos aqui, ainda tem uma fragrância suave e dermatologicamente testada.

Presente em todo o Nordeste, o grupo trabalha agora para que esses resultados de sucesso se repitam nos demais estados brasileiros, como na região Sudeste, onde vem ampliando sua presença. Além da Bem-te-vi, Palmeiron e Vitamilho, a ASA é proprietária das marcas Bomilho, Invicto, Baby & Baby, Casa de Vinhas, Certo e Flamengo. Os trabalhos de publicidade dos produtos da ASA levam a assinatura da Aporte.Biz e da Ítalo Bianchi.


QUESTÃO AMBIENTAL É PREOCUPAÇÃO

E, em paralelo aos produtos de qualidade, a marca também se destaca na área de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Entre os programas que a empresa desenvolve está o Mundo Limpo, Vida Melhor, que já reciclou mais de 7,8 milhões de litros de óleo de cozinha, ajudando, assim, a preservar cerca de 156 bilhões de litros de água. O óleo reciclado é utilizado na fabricação do sabão em barra Bem-te-vi. A ASA Indústria produz e distribui cerca de 250 itens, divididos em três segmentos: alimentos e bebidas, higiene e limpeza. A indústria é hoje uma das principais do Brasil, com quatro fábricas, localizadas em Pernambuco e na Paraíba.

ASA Indústria produz e distribui cerca de 250 itens
ASA Indústria produz e distribui cerca de 250 itens - Foto: Divulgação
 



Mais matérias desta edição