Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Maré

AINDA HÁ TEMPO PARA O “PROJETO VERÃO”

Praticar exercícios acompanhada pode proporcionar resultados mais rápidos; confira 5 exercícios indicados por profissionais

Por EVERTON LESSA. ESPECIAL PARA A GAZETA DE ALAGOAS | Edição do dia 18/01/2020

Matéria atualizada em 18/01/2020 às 06h00

A estação mais quente do ano chegou e com ela a vontade de tirar da gaveta o ‘projeto verão’. Praticar exercícios físicos e ter um corpo com a cara do país tropical pode não ser uma missão tão fácil, mas reunimos para você algumas dicas que podem ajudar a alcançar o shape. É comprovado que treinar acompanhado de outro indivíduo ou em grupo pode proporcionar uma série de benefícios aos praticantes. O personal trainer Landerson Nunes explica que alguns dos benefícios da rotina em dupla ou grupo são: compromisso com a atividade, competição saudável, foco nas metas, motivação mútua, perda da timidez, maior adesão à prática e disciplina.

Os cuidados que ele recomenda para o momento do pré, durante e pós treino é: manter-se hidratado, alimentar-se bem durante o dia, trajar roupas leves no momento do exercícios e ter uma boa noite de sono. Ele também defende que é provável que os resultados de um treino em dupla ou em coletivo sejam mais rápidos do que os praticados individualmente. “O corpo responde de forma positiva sempre que o indivíduo está mais motivado, confiante e disciplinado. Se o aluno optou por praticar em grupo por um desses motivos, é provável que tenha um resultado mais rápido”, pontua Landerson.

Se engana quem pensa que exercícios físicos são somente os que envolvem máquinas e toda parafernália das academias. É possível movimentar o corpo e perder algumas calorias, proporcionando qualidade de vida a si, praticando FitDance ou Zumba (aula de dança), Funcional (na areia da praia), CrossFit (treinamento de força) e Corrida (praia, trilha ou em circuito fechado).


Quem prefere se arriscar em exercícios clássicos, o profissional de educação física selecionou atividades eficientes e que podem ser feitas em dupla e sem precisar estar em uma academia.

1. AGACHAMENTO PLIOMÉTRICO Agachamento com salto vertical, deslocando os pés do chão na subida.


2. AFUNDO Agachamento unilateral com uma perna a frente e outra atrás.


3. POLICHINELO Saltar abrindo e fechando as pernas coordenadamente.


4. FLEXÃO DE BRAÇO E DE JOELHOS Ajoelhar no chão mantendo o tronco reto. Baixar o tronco até próximo ao solo e voltar à posição inicial.


5. ABDOMINAL SUPRA SOLO Deitar no chão com os joelhos flexionados e as mãos posicionadas ao lado da cabeça. Fazer o movimento de flexão de tronco tirando as costas do chão e retornando à posição inicial sem tocar a cabeça no chão.


Profissional defende treino acompanhado para manter motivação e disciplina
Profissional defende treino acompanhado para manter motivação e disciplina - Foto: Divulgação
 

Foto: Photo by Leon Martinez from Pexels
 


Mais matérias desta edição