Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Maré

O MUNDO PÓS-PANDEMIA

Entre sonhos adiados ou frustrados, alagoanos contam como a pandemia afetou os planos e como lidam com o futuro

Por MARIA CLARA ARAÚJO - ESTAGIÁRIA | Edição do dia 25/04/2020

Matéria atualizada em 25/04/2020 às 06h00

Uma nanopartícula, o novo coronavírus, foi capaz de nos levar a um mundo de incertezas e com um futuro incerto para planejar. O que se pode constatar sobre o que vem depois da pandemia é muito simples: Não dá para saber. Neste cenário são tantas as variáveis que torna qualquer previsão frustrada. A única certeza em toda essa situação é a da mudança. A imprevisibilidade vista em artigos ou relatórios da pandemia de Covid-19 tem um efeito sem precedentes na economia e nos hábitos das pessoas, empresas e países. É possível imaginar um mundo depois de tantas incertezas, sonhos adiados e planos interrompidos?

MENOS APERTOS DE MÃO E BEIJINHOS NO ROSTO

A pandemia do novo coronavírus trouxe diversas incertezas às pessoas e, quando o isolamento social foi decretado para conter a disseminação da Covid-19, planos, projetos e sonhos foram adiados e interrompidos, mas como isso afetou as pessoas?

A estudante Shara Remigio, de 23 anos, conta como o isolamento social afetou seus planos. Devido a pandemia, a rotina de estudos foi adaptada.

“Antes do confinamento eu era ativa em curso, isoladas e na igreja. Atualmente eu resolvo as coisas pelo celular ou notebook”, conta a estudante, que precisou reajustar e reorganizar os seus horários.

Para Shara, a pandemia também a fez perceber o quão ausente era na família e como um convívio de praticamente 24 horas ajustou sua rotina a deles. Se tratando de seus planos para depois da pandemia, a estudante diz: “O único plano que eu fiz foi ver meus amigos. Com a pandemia e o isolamento social, eu percebi o quanto é prazeroso e bom ter a companhia das pessoas que a gente ama” diz.

Já para a estudante de enfermagem Ana Luiza de Gusmão, de 33 anos, vários planos como comemorações e viagens foram adiados. “Antes do confinamento ia levar meu pai para a fisioterapia, ia pra faculdade, estágio, shopping, praia, casa de amigos e agora só saio por uma grande necessidade, mas estou cumprindo ao máximo a quarentena para evitar a contaminação.” fala a estudante.

Para Ana, o isolamento social e a mudança praticamente forçada na rotina afetou bastante seu psicológico e seu físico e sobre os planos para o mundo pós-pandemia, ela conta “Vou passar uns 15 dias fora de casa, ir à praia e estarei com as pessoas que amo”.

Ninguém está preparado para essas mudanças repentinas, o que pode tornar o isolamento desgastante, como conta a estudante de direito Beatriz Tavares “Tudo ficou totalmente diferente, as aulas da faculdade são online, o trabalho apenas por telefone, todo dia passo em casa, sem poder sair e acaba sendo um pouco desgastante,, pois ninguém está preparado para ter uma limitação de forma tão rápida, não fazer algo que fazia diariamente, nem ficar perto de outras pessoas, tudo é novo, algo que ainda estou me adaptando”, explica Beatriz.

Já em relação a sua vida antes da pandemia, a estudante conta que precisou abrir mão de muitas coisas como idas ao shopping, praia, sair com os amigos, encontrar com os familiares ou sair para jantar. Seus estudos também foram afetados, assim como o trabalho, já que ambos ela faz de casa. “Não saio para quase lugar algum, somente supermercado e quando é realmente necessário, eu levo a quarentena bem a sério, pois eu sei que é a forma mais rápida de tudo voltar ao normal.” afirma a estudante.

E sobre os planos para quando o isolamento social finalmente chegar ao fim, ela diz “Eu pretendo aproveitar muito mais os momentos com as pessoas que eu gosto e voltar a minha rotina, que eu estou sentindo muita falta. Valorizar todos essas coisas que agora estão sendo bem limitadas”, finaliza.

SONHOS ADIADOS

Com uma viagem, dos sonhos, adiada ou possivelmente cancelada, e com reformas da casa sem prazo para serem feitas, a contadora Luciana Paula, de 43 anos, conta como a pandemia afetou sua vida e como vai seguir daqui para frente.

sua rotina laboral não alterou muito, já que a contadora já trabalhava de casa, porém outras coisas do cotidiano foram afetadas, como, por exemplo, a rotina de seus filhos, que se encontram sem aula e sem poder sair, o que causa estresse.

Sobre como o isolamento social e a mudança praticamente forçada afetou em seu trabalho, ela conta “ Afetou financeiramente. Com a maioria dos clientes fechados a receita diminuiu drasticamente e tende a piorar”, diz Luciana.

E em relação aos seus planos para o futuro ela diz que está vivendo o presente. “Estou vivendo o hoje. Com isso tudo acontecendo vi que planos pro futuro no momento são praticamente nulos”, conclui a contadora.

O isolamento social se mantém importante e como o único caminho para o fim da pandemia, já que ainda não há vacina ou remédio comprovadamente eficaz. Desse cenário, a única certeza é a de um mundo e de uma sociedade mudados, para sempre.

Foto: Cortesia
 

Foto: Cortesia
 

Foto: Cortesia
 

 

Foto: Cortesia
 


Mais matérias desta edição