Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Maré

EDUCAÇÃO: TRANSFORMANDO A REALIDADE

Aulão solidário reúne professores para revisão online de disciplinas do Enem; live será nesta segunda-feira (22), na tela da TV Mar

Por MAYLSON HONORATO | Edição do dia 20/06/2020

Matéria atualizada em 20/06/2020 às 06h00

Em meio a tantas lives de shows e entretenimento durante o período de distanciamento social, uma diferente promete enaltecer a educação e dar oportunidade para estudantes que querem reforçar os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta segunda-feira (22), a partir das 17h, a seleção de professores do grupo Mais Isoladas estará reunida para o “São João do Mais Isoladas”, uma maratona com cinco horas de duração, que irá revisar ao vivo os principais assuntos para as disciplinas exigidas no vestibular mais aguardado pelos estudantes brasileiros.

A live educacional e solidária é uma iniciativa conjunta do Mais Isoladas e da Organização Arnon de Mello. A transmissão ocorre na TV Mar (canal 525 da NET Claro), cuja programação também está disponível na página inicial do portal Gazetaweb.com e no aplicativo TV Mar (Android e IOS).

Para o professor Jaguar Neto, um dos nomes mais buscados no pré-vestibular de Alagoas, a ideia surgiu durante uma reunião da equipe Mais Isoladas, quando discutiam a realidade desse período de isolamento com relação ao Enem. O consenso foi de que a equipe precisava fazer algo para ajudar os estudantes que não podem pagar pelo cursinho.

“Os nossos alunos têm acesso a um conteúdo exclusivo, de muita qualidade. Mas muitos estudantes não têm. Então pensamos ‘temos muitas lives de bandas, de shows, que tal fazermos uma live de educação?’ Vamos oferecer um conteúdo de muita qualidade e com um período de tempo legal, cinco horas de aulas”, conta o professor.

“Poder fazer isso passando na televisão, na Gazetaweb, de maneira democrática, é cumprir com o nosso papel como educadores”, ressaltou Jaguar.

Os professores dividirão o tempo para repassar os principais pontos exigidos em cada disciplina do Enem. O time é formado por Jaguar Neto (matemática), Luiz andré (redação), Alysson Arruda (química), Philippe Alves (física), Beto Brito e Ayrton Farias (linguagens), João Born (biologia), e Kedimo (humanas).

“Também faremos algumas questões e abordaremos os principais tópicos de uma maneira direta e pragmática”, completa o professor Jaguar.

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

No maior desafio desta geração, a pandemia do novo coronavírus, incertezas rondam o dia a dia dos jovens. Para Jaguar Neto, somente a educação é capaz de desmistificar essas incertezas e garantir um futuro melhor. Essa é também a mensagem que a iniciativa quer passar para a sociedade alagoana.

“A educação se mostra um caminho seguro para uma sociedade mais justa, igualitária, com menos problemas. A educação é transformadora. Por exemplo, as pessoas que têm acesso a uma boa educação, em sua maioria, naturalmente têm mais maturidade para entender que ficar em casa é melhor numa situação de pandemia, ou que a prevenção é um melhor caminho. É um exemplo de educação dentro da sociedade”, comenta o mestre.

DICA DE OURO

O professor Jaguar aproveita para dar algumas adiantar algumas dicas para os estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio durante o distanciamento social. Para ele, o segredo está no foco e na disciplina.

“Primeiro, se manter focado. Por mais difícil que esteja o momento. Sei que é complicado ficar em casa e que o isolamento nos leva à procrastinação e pode desmotivar. Mas, aqueles alunos que mantiverem o foco e uma rotina de estudos sairão na frente”, diz o professor.

“Também é preciso traçar metas diárias e cumprir essas metas. Isso fará toda a diferença na hora da prova”, conclui. 

Mais matérias desta edição