Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Maré

QUERO FAZER UMA TATTOO, E AGORA?

Especialistas comentam sobre os efeitos de uma tatuagem no corpo e dão dicas para cuidar da pele, o maior órgão do corpo humano

Por DA EDITORIA DA REVISTA MARÉ | Edição do dia 07/11/2020

Matéria atualizada em 07/11/2020 às 04h00

Tatuar é um dos movimentos culturais mais antigos da humanidade. No princípio era uma maneira de sinalizar luto, status social e até demonstrar amor. Milhares de anos se passaram e a prática continua sendo popular entre jovens e até entre idosos. Em diversas partes do mundo, pessoas registram pelo corpo traços com diversos significados pessoais. Mas, quais cuidados você deve ter para proteger o maior órgão do nosso corpo (a pele) nesse processo? A Revista Maré conversou com o tatuador Christian Nunes e com a médica dermatologista Gabriela Puziski sobre os cuidados e recomendações para passar pelo processo de produção de uma tatuagem.

A principal recomendação da dermatologista é ter cautela na escolha do espaço e profissional que vai produzir sua tatuagem, pois um ambiente bem higienizado e equipamentos esterilizados são essenciais para diminuir o risco de infecção após a produção da tatuagem.

“Também é importante alertar para que as pessoas não façam tatuagens em cima de sinais ou cicatrizes após retirada de câncer de pele, pois caso haja surgimento de uma lesão cancerígena ou recidiva, a percepção se torna muito mais difícil”, alerta a Gabriela. Para ela, é importante que o paciente esteja de olho em sua saúde ou que consulte um dermatologista, por segurança, na véspera da data da sessão com o tatuador, para que faça um check-list para avaliar a saúde da pele e do corpo em geral.

Tatuador há mais de seis anos em Maceió, Christian Nunes pontua que um dos principais cuidados é não depilar em casa a região onde será feita a tatuagem antes da sessão e que não é recomendado ingerir álcool durante a sessão, pois corre o risco de diminuir a imunidade e afinar o sangue. “É importante ir bem alimentado, principalmente se a sessão for longa, e beber bastante água ou suco, para deixar o corpo o mais hidratado possível”, comenta.

As complicações podem ser a maior dor de cabeça para pessoas que têm pele sensível ou alguma reação à tatuagem, por isso, Gabriela salienta que é necessário manter uma higiene adequada na pele para que não existam complicações. “Não é necessário o uso de protetor solar até que a tatuagem esteja completamente cicatrizada [aproximadamente de uma a três semanas], porém, é necessário mantê-la coberta e longe do sol”, conta a especialista. Ela informa que após a cicatrização completa, é necessário o uso do protetor solar com FPS maior ou igual a 30 e reaplicar a cada duas horas.

ONDE DÓI MAIS

Há um grande mito envolvendo locais que doem pouco ou mais, mas Christian pontua que a questão de dor ou incômodo é relativo e que talvez, para amenizar, basta ter uma pele bem hidratada e estar confortável durante a sessão. “Para mulheres, é bom evitar se tatuar no período menstrual, pois é um período onde a sensibilidade aumenta”, alerta o tatuador. É importante também evitar alguns alimentos que podem potencializar uma inflamação no local tatuado, como por exemplo: camarão, siri, polvo, bacon e até alguns industrializados.


5 CUIDADOS PARA O PÓS

1. Para uma boa cicatrização é importante cuidar da limpeza e hidratação da pele;

2. Compressa com gelo também é um bom aliado, visto que ajuda a diminuir o inchaço da região e no fechamento dos poros. A compressa deverá ser feita nos 3 primeiros dias e por cima do plástico;

3. O uso do plástico nos 3 primeiros dias funciona como uma barreira física para agentes infecciosos exteriores. Devendo haver trocas a cada 5h (no máximo);

4. A lavagem deve ser feita com sabonete antibacteriano líquido e enxugar sempre com papel toalha armazenado em local limpo;

5. Após a tattoo, descascar  e usar hidratante de sua preferência são dicas básicas.

Foto: Prostooleh
 

Foto: Prostooleh
 

Man in a tattoo salon. Guy working. Man create a new tattoo
Man in a tattoo salon. Guy working. Man create a new tattoo - Foto: FaustFoto
 



Mais matérias desta edição