Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Maré

BOAS ENERGIAS INVADEM A SUA CASA

Descubra o Feng Shui, tendência para quem quer começar o ano com o pé direito, ainda no distanciamento social .

Por MAYLSON HONORATO | Edição do dia 02/01/2021

Matéria atualizada em 02/01/2021 às 04h00

No ano passado, fomos obrigados a fazer as pazes com nossos lares. Devido à pandemia do novo coronavírus, “ficar em casa” ganhou outros significados e acabou transformando totalmente a relação que temos com o lugar onde moramos e com a nossa própria intimidade.

De acordo com uma pesquisa do Grupo Consumoteca, 55% das pessoas da classe A e 39% da C fizeram alguma mudança na decoração no período de isolamento social. O site Mercado Livre, por exemplo, chegou a registrar aumento de 84% nas compras na categoria Casa, Móveis e Jardim. Esse interesse tem a ver com a crescente busca por bem-estar e personalização do lugar em que passamos mais tempo - depois do coronavírus, no novo normal.

A busca por mudanças dentro de casa deve continuar em 2021, como pontuaram diversos artigos de sites especializados, no Brasil e no exterior, nos últimos meses. Entre as tendências está a necessidade de tornar ambientes mais relaxantes, mais inspiradores e felizes. E é aí que entra a decoração Zen Feng Shui, que incorpora conceitos chineses milenares às nossas ideias modernas de ambientes.

Listamos alguns conselhos do que evitar na hora de selecionar itens e do que fazer para conseguir um ambiente harmonioso, desde a entrada até o quarto.


PARA QUEM É A DECORAÇÃO FENG SHUI

“Feng Shui”, ou “vento e água”, é uma prática milenar diretamente ligada à China antiga e que busca criar ambientes em que os 5 elementos (água, terra, madeira, metal e fogo) estejam equilibrados. A prática faz parte da filosofia Feng Shui, que fala sobre aproveitar as energias que nos cercam para criar laços harmoniosos. Essa filosofia se aplica a diversas áreas da vida e serve para quem tanto quer aproveitar a beleza quanto o significado desse conceito aplicado à decoração.


CORES PARA UMA DECORAÇÃO BEM SUCEDIDA

O princípio das cores Feng Shui fazem referência a yin e yang. Pensar nisso quer dizer adotar nuances certas nas cores, que, de acordo com a filosofia asiática, influenciam a energia de formas diferentes.

O yin é mais representado por tons pastéis, frios, como o verde ou o azul clássico.

No outro lado está o yang, com cores quentes e dinâmicas, como o vermelho, o laranja, o rosa e o amarelo.


DESTACANDO ALGUMAS CORES

Amarelo, por exemplo, é uma cor expansiva, que expressa sociabilidade e convívio, inspirando a comunicação harmoniosa. No Feng Shui, a cor representa o elemento terra. Reserve o amarelo para os quartos ou para os ambientes onde você passa a maior parte do tempo livre, como a sala de estar ou jantar.

Azul é a cor da alma. Pelo menos é o que preconiza o Feng Shui. Essa cor universal da água representa a tranquilidade e a serenidade. Seu uso, portanto, é recomendado para quartos infantis e locais de passagem. O roxo, assim como o azul, é um tom “zen”.

O azul é excelente para incentivar o trabalho intelectual e pode ser usado como a cor principal de ambientes de escritório ou mistos. O roxo, mais ligado à espiritualidade, pode ser usado como cor principal em ambientes como a sala de estar.

Vermelho é símbolo maior do fogo e promove dinamismo, prosperidade, vitalidade e paixão. É um tom estimulante e que não é recomendado usar em quartos, já que causam um pouco de nervosismo. Por outro lado, você pode aplicar a cor em detalhes da sala de estar ou de jantar, oferecendo aos ambientes mais alegria.

O branco pode ser usado como o representando do elemento metal. Ele incorpora pureza e espiritualidade aos ambientes, permitindo que eles respirem. Especialistas aconselham usá-lo com moderação, pois aplicar branco como cor principal ou em quantidade excessiva dá a impressão de vazio, causando isolamento e hostilidade. É aconselhado usar cores brilhantes em ambientes nos quais o branco é predominante.

Chegando ao elemento madeira, o verde expressa criatividade, energia e novidade. Ele confere flexibilidade e equilíbrio aos ambientes, além de ter uma função de purificação. Além de ser usada em banheiros, o poder reconfortante da cor verde pode fornecer a sensação de conforto e segurança se aplicada no quarto. Na mesma linha está a cor rosa.

O verde também é um impulsionador natural do desejo carnal e de momentos ternos. Então, pode levá-lo para o quarto do casal.

A filosofia Feng Shui é mais complexa do que muita gente pensa. Por isso, vale a pena entender os conceitos que vão além das cores dos ambientes da casa. O mais importante é entender que “se há luz na alma, há beleza na pessoa. Se há luz na pessoa, há beleza na casa”, já dizia um velho provérbio chinês.

Mais matérias desta edição