Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5691
Maré

EM BUSCA DO PRESENTE PERFEITO

Festas de fim de ano devem ser marcadas por presentes mais significativos e economia na hora do amigo-secreto. Confira dicas de como escolher o presente de Natal

Por DA EDITORIA DA REVISTA MARÉ | Edição do dia 11/12/2021

Matéria atualizada em 11/12/2021 às 04h00

Depois de tanto distanciamento, parece que finalmente as festividades de final de ano serão marcadas por reencontros e abraços. Com a chegada desse período, o carinho e a saudade muitas vezes viram lembranças, presentes e mimos, oferecidos no Natal, no amigo-secreto e nas confraternizações. A tendência é que a troca de presentes seja maior este ano, o que provoca uma outra questão: o que comprar?

Rafaela dos Santos, de Maceió, está participando de dois amigos secretos e pretende comprar três presentes: dois para as confraternizações, do escritório e da família, e o terceiro é para sua filha.

“Comecei a pesquisar essa semana, fui analisando o perfil da pessoa que tirei no amigo secreto da família e também no do trabalho. Até que está sendo mais fácil do que pensei”, revela.

Para alguns não é tão fácil, para Amyle Martins, os presentes estão sendo uma dor de cabeça. “Mas vale a pena. Todo ano é isso. A gente fica procurando, deixa pra última hora pensando em fazer algo mais especial”, afirma a assistente social.

De acordo com ela, alguns presentes já foram comprados na Black Friday, agora é só aguardar a chegada.

“Eu preferi escolher presentes mais significativos e úteis. Comprei um quadro para uma amiga, comprei uma panela elétrica para a minha irmã que vai morar sozinha, e acessórios temáticos de séries, que darei como brinde pra algumas pessoas”, conta Amyle.

De acordo com a Criteo, uma empresa de consultoria em marketing, a busca pelos presentes começa exatamente duas semanas antes do Natal. Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, realizada em outubro, aponta que 77% dos consumidores pretendem comprar pelo menos quatro ou cinco produtos para presentear pessoas próximas. Cerca de 45% desses presentes serão comprados on-line.

“Ainda não faço ideia do que vou comprar, acho que vou pesquisar ainda umas ideias, ver coisas que elas gostam e perguntar a algumas pessoas também. Mas com certeza será algo muito especial”, diz Rafaela.

A expectativa pelo reencontro de Natal está tão grande que em agosto deste ano as buscas por itens relacionados a presentes e festas natalinas já estavam 43 vezes maiores do que no mesmo período do ano passado, de acordo com a pesquisa global do Pinterest.

Entre as buscas mais frequentes na rede estão as relacionadas com moda e lifestyle. Acessórios de estilo gótico, itens de couro, looks retrô e produtos de glamour também estão no gosto dos consumidores, além de estética terrosa e minimalismo. Levantamento do UOL mostra que moda e acessórios foram os itens preferidos de 27% dos consumidores na última Black Friday.

“Vou comprar três presentes. Um para a minha mãe e dois para presentear no amigo secreto. Quero uma coisa bonita, mas que também sirva para a pessoa usar, né? Vou procurar nas lojas mesmo”, conta a aposentada Maria Isabel, de 55 anos.


PARA NÃO ERRAR

Seja na festa da família ou no escritório, presente especial é aquele que dialoga com o que o presenteado deseja e que leva também um pouco (só um pouquinho) da personalidade de quem está oferecendo o mimo. Separamos algumas dicas para ajudar nessa escolha.


1 - Presentes neutros

Livros são considerados presentes neutros e podem ser uma opção interessante para a última hora ou para aquelas pessoas que realmente não fazem ideia do que presentear. Além de facilitar a vida, os livros são inegavelmente objetos valiosos e proporcionarão experiências bonitas para quem os receber.


2 - Busque informações

Se você tirou aquele primo distante ou deslocado no amigo-secreto da família, ou teve a sorte de pegar aquele colega de outro setor na brincadeira da firma, vale vasculhar as redes sociais e catar por lá informações sobre os gostos da pessoa que será presenteada.


3 - Pechincha

Mesmo que a pessoa seja muito especial, o seu bolso precisa ser prioridade. Então, nada de exagerar no presente. Pechinche, compre à vista e não ultrapasse o orçamento. Se ainda vai entrar no amigo-secreto, sugira um valor mínimo e máximo para os presentes, isso vai deixar todo mundo feliz.


4 - Faça uma lista de presentes

Listar quem ganhará seus presentes este ano é uma maneira de se planejar financeiramente e também de colocar em perspectiva os presentes, comparar gostos e preços.


5 - Cartão de presente

Diversas lojas, físicas e online, oferecem cartões-presente para quem não quer sequer correr o risco de errar o presente. Eles não são deselegantes e muito menos mostram falta de criatividade ou compromisso. Se for a sua decisão, vale colocar um cartão de Natal junto e entregar os cartões com uma mensagem de carinho.

Mais matérias desta edição