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Maré

UMA NOVA COR PARA UM NOVO ANO

Pantone anuncia cor do ano e evidencia debate sobre tendências para 22. Veja como a inédita “Very Peri” vai aparecer na decoração e na moda

Por MAYLSON HONORATO - EDITORA DA REVISTA MARÉ | Edição do dia 18/12/2021

Matéria atualizada em 18/12/2021 às 21h50

O futuro, a modernidade e o período de transformações pelo qual atravessa o planeta inteiro foram os insights que direcionaram a escolha da cor do ano de 2022 - que, pela primeira, é uma criação e não uma já existente. A chamada ‘Very Peri’ foi a eleita pela Pantone, a consultoria de cores mais famosa do mundo.

A cor do ano que se aproxima é um violeta vibrante que combina tons quentes de vermelho com azuis dinâmicos. A curadoria que selecionou a cor, diz acreditar que a tonalidade é um símbolo do zeitgeist global neste momento de transição em que voltamos à superfície depois de um intenso e doloroso período de isolamento.

“A cor do ano reflete o que está acontecendo em nossa cultura global, expressando o que as pessoas estão procurando através daquela cor e o que podem esperar em resposta às suas expectativas”, sublinha Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute.

No comunicado que detalha o estudo das cores que orientou a escolha, algumas informações empolgantes sobre a nova cor e sobre a expectativa de sua presença em 2022, ano que chega cercado pela esperança de dias melhores.

A cor mistura a lealdade, a constância e a energia em sua constituição, prometendo impulsionar a criatividade e a inovação nos ambientes em que estiver presente. Quem gosta de seguir tendências pode perceber que a escolha não é mero capricho da empresa, mas uma decisão calculada e complexa, baseada no comportamento social - afinal, reconhecemos as cores como formas críticas de comunicação e expressividade.

No ano passado, a marca selecionou duas tonalidades como cores do ano, baseando-se nas necessidades do cenário global. A Very Peri, por sua vez, além do clima de transição relacionado à pandemia de Covid-19, foi criada sob influência da ascensão dos jogos, do metaverso e pela popularidade crescente das moedas virtuais e NFTs.

“Com as transformações que o mundo vivencia atualmente, nossas noções e padrões estão em transformação também”, completou Laurie Pressman na apresentação da cor.


TENDÊNCIA

Mas como a cor do ano da Pantone é traduzida na indústria? Para a empresa, esse azul espirituoso, com seu vermelho como subtom, chegará fosco ou brilhante aos olhos, unhas e cabelos “de maneiras criativas, inovadoras e ousadas”. A ideia é uma estética divertida e visuais futuristas em 2022.

Variações da cor devem explodir nas vitrines, em roupas monocromáticas com acessórios prateados, por exemplo. sombras, lápis de olho e esmaltes vibrantemente metalizados também devem tomar conta do próximo ano.

O tom também será uma boa escolha para transformar ambientes. Se não estiver nas paredes, como um destaque expressivo do interior, pode funcionar como contraste em estampas de sofás e outros móveis, principalmente quando a base da decoração for cinza ou neutra.

Outra combinação possível é a do verde com esse violeta inovador. Papéis de parede estampados combinados com móveis mais serenos e sem estampa podem garantir ambientes refrescantes.

Amarelo delicado, lilás, roxo mais escuro, rosa e verde podem ser boas pedidas para quem quer garantir visuais personalizados e criar a própria paleta de cores para 2022.

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