Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
MERCADO ALAGOAS

DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA. #MA31102019

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 31/10/2019

Matéria atualizada em 31/10/2019 às 06h00

Safra de...

O Sindaçúcar-AL divulgou, na última semana, um novo levantamento da safra de cana-de-açúcar 2019/2020 em Alagoas A produção agrícola deve chegar a 19 milhões de toneladas, em crescimento de 15% em relação ao ciclo anterior, quando foram processadas 16,5 milhões toneladas.


…empregos

O aumento da safra também traz resultados positivos na geração de empregos pelo setor em Alagoas. “Estamos operando nesta safra com 80 mil empregos formais contra 51 mil empregos da safra 2017/2018”, aponta Pedro Robério Nogueira, ao comparar o ciclo atual com a safra que foi considerada uma das piores da história.



Por satélite

Em parceira com o Sebrae-AL, Embrapa e Ufal, a Faeal realizou, nessa terça-feira, 29, o Seminário Meteorologia por Satélite Aplicada a Agricultura. O evento apresentou uma nova ferramenta tecnológica. A metodologia possibilita ao produtor rural executar o cultivo de lavoura e realizar o manejo da pecuária com maior precisão, evitando perdas e fazendo uso correto das águas das chuvas.


Aplicações

“Com essa ferramenta - com base em estudo meteorológico - o produtor poderá fazer as aplicações corretas dessa metodologia em suas propriedades. O produtor tem que se qualificar cada vez mais para que possa produzir em um menor espaço e com mais qualidade”, aponta o presidente da Faeal, Álvaro Almeida.


Confiança

Pesquisa do Instituto Fecomércio AL/CNC revela que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Maceió subiu 6,6% em setembro, na variação mensal. Em termos de curto prazo, o que equivale até o fim do ano, a confiança se elevou 4,5%, puxada pela expectativa de melhora da economia brasileira, que cresceu 6,5%.


Reflexos

O indicador reflete um bom resultado das vendas do mês de agosto, de acordo com o assessor econômico da Fecomércio AL Felippe Rocha. “O aumento das vendas na variação mensal e os preparativos e treinamentos de novas equipes para o final do ano já dão sinais positivos na contratação de colaboradores. Em setembro, os dados mostram que o comércio obteve saldo líquido positivo de 330 postos de trabalhos formais criados”, observa.


Recuperação

Em sua análise, segundo Felippe, ainda que o setor tenha, entre janeiro e setembro, demitido mais do que contratado (saldo líquido negativo de 1.706 postos de trabalho), essa movimentação na reta final do ano traz perspectiva de recuperação.


Perfil

Dos 330 postos de trabalho criados em setembro, 119 foram para vendedor do comércio varejista, com salário médio de admissão de R$ 1.027,43. Assistente de vendas e promotor de vendas empataram em segundo lugar nas ocupações, tendo cada um gerado 34 postos líquidos gerados. “Percebe-se que a maioria dos postos criados são correlatas a atividades diretas de atendimento ao cliente, demonstrando que os empresários se preparam e já andam treinando suas equipes para o fim do ano”, reforça Felippe.


Mandioca

Diante da necessidade de apresentar o novo panorama que envolve a cultura da mandioca, o Sebrae em Alagoas realiza nesta quinta-feira (31) o Seminário de Mandiocultura, na Escola Agrícola de Junqueiro em Alagoas. Para mais informações: (82) 3315-7077 ou [email protected]


Quem veio

A Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) já comemora o sucesso em participação da Expoagro 2019. O evento recebe diariamente criadores de todo País, de diferentes cadeias produtivas, de olho na genética do rebanho do estado. A entidade registrou a participação de criadores destacados de São Paulo, entre eles os pecuaristas Adir do Carmo Leonel e José Luiz Niemeyer. Os convidados ilustres aprovaram a genética do rebanho local.


Marchador da Serra

A tropa mangalarga marchador do 3º Leilão Marchador da Serra será ofertada no Parque da Pecuária nesta quarta-feira, 30, a partir das 19h. O remate, que será num formato diferente, realizado na Casa do Criador, traz o melhor da genética da raça, com uma seleção de potros, potras e matrizes prontos para montar. Promovido pelo Rancho das Palmeiras e Haras Albran, os equinos Marchador da Serra atendem a demanda por lazer e trabalho.

Mais matérias desta edição