Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
MERCADO ALAGOAS

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA16012020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 16/01/2020

Matéria atualizada em 16/01/2020 às 06h00

No jogo

O PDT terá candidato a prefeito de Maceió, avisa o presidente do partido em Alagoas, o ex-governador Ronaldo Lessa. “É uma orientação da direção nacional ter candidato próprio, especialmente na capital”, aponta.


Retomada

O objetivo, revela Lessa, é fortalecer o PDT em Alagoas: “Estamos organizando o partido para recuperar o espaço na política alagoana. A prioridade agora é preparar o partido (organizar diretórios) para as eleições municipais no Estado”, afirma.


Quem vai?

Além de Lessa, o PDT tem outro nome que também pretende disputar a prefeitura da capital. Trata-se do ex-prefeito Corintho Campelo. Se for necessário, o partido, poderá realizar prévias. “Vamos buscar o entendimento e decidir como será feita a escolha”, pondera.


Em campo

“Eu estava mais recuado, sem me manifestar. Agora estou discutindo com outras forças, mesmo com quem tem pré-candidato (como Avante e PCdoB). Estou me articulando para me inteirar, verificar se o momento é ideal, avançando na pré-candidatura interna”, aponta Lessa.


Apoio

As conversas com o atual prefeito de Maceió, segundo Lessa, cessaram, mas podem ser retomadas. “Existe um time do Rui Palmeira (PSDB) que torce pra que ele apoie uma possível candidatura minha, mas isso vai depender ainda do posicionamento do PSDB, se terá o não candidato a prefeito (que pode ser Eduardo Canuto) ou o senador Rodrigo Cunha apoiar ou não JHC”, aponta Lessa.


Voo solo

O lançamento de uma candidatura do PDT em Maceió, segundo Lessa, não depende do apoio de ninguém. “Independente de qualquer apoio, devemos lançar candidato. Vamos fazer pesquisas, analisar o quadro e esperar um pouco mais. Acredito que depois do carnaval as coisas mudam”, diz.


Eleitores

Em Alagoas – de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – há 2.184.717 eleitores, sendo 1.165.072 mulheres e 1.019.645 homens. Atualmente são 37 zonas eleitorais espalhadas por todo o Estado, número menor que na última eleição municipal de 2016, quando havia 50 zonas.


Calendário

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a definição de todas as datas do calendário eleitoral para as Eleições 2020. No dia 04 de outubro, haverá o primeiro turno das eleições em 5.568 municípios brasileiros e, no caso de segundo turno, a votação acontecerá dia 25 de outubro.


Regras

Até o dia da votação, eleitores, partidos e candidatos precisam atentar para uma série de datas e prazos previstos na legislação. A primeira data importante foi o dia 1º de janeiro, data que determinou que todas as pesquisas de opinião pública que envolverem candidatos precisam ser registradas no sistema online da Justiça Eleitoral até cinco dias antes da sua publicação.


Janela

Do dia 05 de março até 03 de abril é o período da chamada janela partidária, quando os vereadores atualmente no mandato poderão mudar de partido por justa causa, visando concorrerem nas eleições majoritárias ou proporcionais sem perder o mandato. Já o dia 04 de abril é o prazo final para que aqueles que desejam concorrer a um cargo eletivo este ano se filiem a um partido devidamente registrado no TSE.


Campanhas

No dia 1º de abril, o TSE passa a veicular, no rádio e na TV, campanhas institucionais visando incentivar a participação feminina, de jovens e da comunidade negra na política. Já o dia 04 de abril é o limite para que os partidos interessados em participar da eleição tenham seus registros aprovados pelo TSE.


MEIs

Os MEIs já podem solicitar a sua Declaração Anual. O documento pode ser feito online no Portal do Empreendedor ou em uma das Salas do Empreendedor. Em Maceió, elas funcionam no Shopping Popular, localizado no Centro, nas Centrais Já do Maceió Shopping ou do Shopping Pátio Maceió, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até 31 de maio.

Mais matérias desta edição