Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5695
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA23012020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 23/01/2020

Matéria atualizada em 23/01/2020 às 06h00

Privatizando

O edital de concessão do saneamento de Maceió e Região Metropolitana será lançado até a primeira quinzena de fevereiro. Trata-se, na verdade, da privatização dos serviços prestados pela Casal em Maceió e outras 12 cidades.


Faturando

O secretário de Infraestrutura, Maurício Quintella, adianta que estão previstos investimentos de R$ 2,5 bilhões por meio de Parceria Público-Privada (PPP), que vai atender 13 cidades da região metropolitana.


Meia boca

De acordo com o governo, a Casal “continuará produzindo, tratando e vendendo a água para a iniciativa privada”. Em outras palavras, a empresa será uma prestadora de serviço para empresas privadas, que passarão a gerenciar todo o sistema.


O que sobra

A Casal perde a região metropolitana de Maceió, que representa hoje o grosso de seu faturamento e fica com a distribuição de água nos outros 60 municípios abastecidos pela companhia, hoje, a maioria expressiva deficitária para o caixa da empresa.


USDA

A diretoria do Sindaçúcar-AL recebe hoje (23), às 8h30, a visita do diretor do Escritório de Comércio Agrícola do Departamento de Agricultura dos EUA – USDA, no Estado de São Paulo, Nicolas Rubio, que também fará uma visita ao Terminal Açucareiro e a EMPAT, às 10h.


Cota

O Sindaçúcar-AL vai apresentar ao representante do governo americano o processo de evolução e de recuperação da produção alagoana, assegurando a performance da cota americana, inclusive com a expectativa de sua ampliação em face do incremento dos negócios de importação de etanol dos EUA.


Inserção

Na reunião será apresentado a Nicolas Rubio o esforço das unidades do setor sucroenergético alagoano na ampliação da produção com vistas a completa inserção no Renovabio, apresentação da evolução da produção das últimas cinco safras, além de exportações e mercado interno e a importância social no Estado pelos postos de trabalhos absorvidos.


Chamada Pública

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou, na última terça-feira (21), o Edital de Chamada Pública Nº 001/2020, que autoriza a aquisição de alimentos da agricultura familiar para o Setor de Alimentação e Nutrição Escolar (Sane) da Rede Municipal de Ensino. A chamada está publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Município (DOM).


PNAE

A iniciativa integra o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para promover a melhoria da qualidade da merenda na Rede. A chamada obedece o que estabelece o Artigo 14 da Lei federal 11.947/2009. A legislação determina que a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar represente, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do PNAE.


Estiagem

Diante de uma estiagem que vem perdurando praticamente desde o quarto trimestre do ano passado e que vem castigando a cana no campo, com a planta perdendo qualidade, a expectativa inicial de beneficiar neste ciclo mais de 18 milhões de toneladas de cana passa a ser revista para algo em torno de 17 milhões.


Secando

Segundo o presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas – Asplana, Edgar Filho, há registros de municípios, principalmente na região sul do Estado, onde há mais de 50 dias que não há ocorrência de chuvas. “A cana de último corte, que a gente espera dar um aumento na produtividade, está secando por falta de água, evitando que a planta crescesse de forma suficiente. O que tinha para ser perdido, já foi”, alertou.

Mais matérias desta edição