Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA25012020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 25/01/2020

Matéria atualizada em 25/01/2020 às 06h00

De volta...

Em 2018, Basile Christopoulos foi candidato a governador pelo PSOL. Fez uma campanha modesta, mas conseguiu um bom resultado. Especialmente na capital. Basile (PSOL) teve 56.169 votos para governador (4,34% dos votos válidos). Mais da metade (30.435 votos ou 8,20% dos votos válidos) ele conquistou em Maceió.


...ao jogo

O resultado e o desempenho nos debates nas eleições passadas parecem ter credenciado Basile a enfrentar uma nova disputa majoritária pelo partido. Tanto que ele é pré-candidato a prefeito de Maceió. E já começou a participar de conversas e reuniões para viabilizar usa candidatura.


Alianças

“Sim, sou pré-candidato a prefeito. Estamos trabalhando na construção de alianças também. É importante ter outros partidos conosco na disputa majoritária”, aponta Basile.“Tenho ações programadas para o fim do mês. Embora esteja participando de movimentos em busca do não aumento da passagem nos últimos dias”, ponderou.


Dispensando

A Sefaz-AL informa que foi publicado nessa quarta-feira (22) o Decreto Nº 68.903-2020, que dispensa a apresentação do arquivo magnético inerente à Guia Nacional de Informação e Apuração do ICMS Substituição Tributária (GIA-ST). A alteração se aplica apenas aos contribuintes obrigados à Escritura Fiscal Digital (EFD).


Facilitando

O Decreto não afasta a obrigatoriedade de apresentação tardia ou de retificação de GIA-ST correspondentes a períodos anteriores. “O objetivo é facilitar a sistemática tributária no Estado, por isso fizemos essa simplificação no recolhimento”, explica o superintendente especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.


Alta

A deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL) deixou, na tarde dessa sexta-feira (24), a UTI do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, sendo transferida para uma unidade semi-intensiva. Após algumas cirurgias – incluindo uma para para extirpar um câncer no útero, provocando um longo internamento de mais de 90 dias, a deputada deve ter alta nos próximos 15 dias.


Confiante

Os médicos das novas equipes consideram que o estado geral de Tereza é bom. Logo ela poderá receber alta do hospital. “Agora, realmente, sinto que dentro de uns dez a quinze dias estarei de volta à Maceió”, afirma Tereza. “Vou agradecer a solidariedade e manifestações de fé na minha cura, expressadas por milhares de pessoas, em Alagoas e por esse país afora”.


Incentivo

Para promover o Destino Alagoas na Europa, o Estado, em parceria com a Embratur, promove suas belezas e seus atrativos turísticos na Feira Internacional de Turismo de Madri, na Espanha, entre 22 e 26 de janeiro. O evento é um dos maiores do setor para o velho continente e pretende reunir mais de 250 mil participantes, entre agentes de viagens, operadores e jornalistas.


Seresta

Iniciada na primeira quinzena de agosto, a safra 19/20 já foi encerrada em uma usina em Alagoas. Na segunda-feira, 20, a Seresta/Impacto Energia concluiu a moagem. De acordo com o boletim quinzenal nº 09, divulgado pelo Sindaçúcar-AL e com a posição acumulada das unidades industriais até o último dia 15 de janeiro, a Seresta havia produzido mais de 622 mil toneladas de cana o que representa um crescimento de quase 6% em comparação ao ciclo passado.


Seresta 2

Quanto à produção, até a primeira quinzena de janeiro a usina havia produzido 32.574 toneladas de açúcar, resultando em um crescimento superior a 6% ante ao mesmo período da moagem passada. Em relação ao etanol, foram mais de 24 milhões de litros produzidos do biocombustível o que gerou uma variação positiva de quase 3% em comparação a moagem anterior.


Encontro

Na quarta-feira, 22, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, e o diretor da cooperativa, Fernando Medeiros, estiveram reunidos com o Superintendente Regional da Conab, Lourival Barbosa, para debater sobre a permanência da Conab na região Nordeste e como isso impactará nos negócios dos pequenos produtores da bacia leiteira do Estado.

Mais matérias desta edição