Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA20022020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 20/02/2020

Matéria atualizada em 20/02/2020 às 06h00

Vai manter

A pergunta foi feita ontem aqui: como fica o programa do leite, que atende 80 mil famílias carentes nas cidades e cerca de 4 mil agricultores familiares em Alagoas com a posse de Onyx Lorenzonni no Ministério da Cidadania? O deputado federal Marx Beltrão (PSD) avalia que, depois do que ouviu na posse do novo ministro, na terça-feira, o programa vai continuar.


Não para

Marx Beltrão foi à transmissão de cargo para agradecer ao ex-ministro Osmar Terra por toda a atenção dedicada a Alagoas e para parabenizar o novo ministro. E ele aproveitou para pedir uma audiência com Onyx e saiu do evento com a impressão de que as ações do ministério em Alagoas não serão interrompidas. “O ministro prometeu uma agenda o mais breve possível para que a gente possa tratar não só do programa do leite, mas também de várias outras ações no Estado”, aponta.


Retomando

Ao cumprimentar Osmar Terra, Marx Beltrão recebeu uma boa sinalização para Alagoas: “O Osmar disse que eu deveria ficar tranquilo. Ele teve que cancelar uma agenda que estava programada para o último sábado em Alagoas em função da mudança no ministério, mas revelou que tinha falado com o novo ministro e que o próprio Onyx disse que viria Alagoas acompanhado dele (Terra)”, revela o deputado.


Visitando

A agenda do Ministério da Cidadania prevista para o sábado passado em Alagoas tinha na sua programação programas de barragens e cisternas em Santana do Ipanema e São José da Tapera. Em Tapera, lembra Marx Beltrão, estava previsto também o anúncio da repactuação do programa do leite em Alagoas. “Espero que toda essa agenda, como sinalizou o Osmar Terra, seja mantida. Esse é um programa essencial para Alagoas”, aponta.


Ação...

O Sebrae em Alagoas atua em diversas regiões do Estado de Alagoas. Em março, a instituição dará início à Ação Empreendedora de 2020, que tem por objetivo levar atendimento e serviços aos municípios mais afastados. A ação promoverá atendimento, orientação empresarial e palestras, com o intuito de fomentar o empreendedorismo nesses locais.


...empreendedora

A atividade é uma realização do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Campo Alegre. A programação contempla os pequenos negócios do município e do bairro Luziápolis, no período de 02 a 06 de março. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Sala do Empreendedor ou pelo site da Loja do Sebrae. Mais informações pelo 0800 570 0800.


Conab

O superintendente da Conab em Alagoas, Lourival Barbosa, já sinalizou que o boato da extinção da Companhia de Abastecimento no Estado é “sem fundamento algum”. Lourival explicou que, na verdade, o que existe é uma reestruturação, pensand-se na reorganização da entidade, que ainda está em fase de definições em Brasília.


Explicando

“Estamos aguardando essas definições que acreditamos não virão para prejudicar. Essas reestruturações estão acontecendo ou acontecerão em todos os órgãos, não somente na Conab. Os tempos estão diferentes, com orçamento muito apertado, e a sociedade exige melhor aplicação dos recursos. Em Alagoas, que é um pequeno estado, estamos contribuindo com informações visando ao aprimoramento das atividades da companhia”, esclareceu Lourival Barbosa.


Medo

A diretoria da CPLA já esteve reunida com o superintendente para conversar sobre os rumores do fechamento da companhia em Alagoas. O medo é de que, com as mudanças, políticas agrícolas como a venda de milho de balcão, o PAA e preço mínimo de produtos possam ser finalizados. “Como Alagoas não produz milho, temos que comprar em outros estados e toda a organização para adquirir o insumo é feita pela Conab. Assim, equilibramos os valores e abastecemos os agricultores familiares”, explicou Aldemar Monteiro, presidente da CPLA.

Mais matérias desta edição