Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5691
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA27032020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 27/03/2020

Matéria atualizada em 27/03/2020 às 06h00

Empréstimo

Durante a sessão remota realizada na quarta-feira (25), o Senado autorizou em votação simbólica o governo de Alagoas a receber empréstimo de US$ 136,2 milhões da Corporação Andina de Fomento (CAF). O valor, convertido em reais pelo câmbio desta quinta-feira, corresponde a mais de R$ 680 milhões.


Primeiro

A verba se destina a financiar parcialmente o Programa Estrutura Alagoas, que contempla obras de saneamento, urbanização e transportes. O empréstimo ao governo de Alagoas foi o primeiro a ser votado dentro da ‘ajuda’ prometida pelo governo federal e entrou na pauta, segundo o relator do projeto, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), porque era o único que já estava pronto para votação.


Fiscalizando

O senador Fernando Collor (PROS-AL) diz que votou favorável à concessão do empréstimo e prometeu, nas redes sociais, fiscalizar a aplicação dos recursos. “Em votação simbólica o Senado acabou de aprovar empréstimo externo para o Estado de Alagoas no valor de 136 milhões de dólares americanos, com aval do governo federal. Meu voto foi favorável”.


Destino

O secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro, explica que a operação já era prevista e que o contrato será assinado em abril. “São investimentos voltados para a infraestrutura, focados no turismo e melhoria da qualidade de vida da população”, explicou Santoro.


Tem mais

Segundo o secretário da Fazenda, os recursos serão destinados, basicamente, para a grande obras de duplicação de rodovias: “De Maceió a Barra de Santo Antônio e de Arapiraca a Palmeira dos Índios, além de obras de saneamento na Barra de São Miguel, região da Costa dos Corais e Maragogi. Também serão realizados serviços de urbanização em Maragogi e vários investimentos turísticos e culturais em Penedo, União dos Palmares e outras cidades, incluindo parques lineares em Maceió, entre outras ações”, disse.


DAP

O Ministério da Agricultura prorrogou por seis meses o prazo de validade das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs), que vencem entre os dias 25 de março e 31 de dezembro de 2020. A medida será aplicada a todos os tipos de DAP Ativa. A medida ocorre com o intuito de evitar a locomoção de agricultores familiares até os órgãos e entidades emissoras de DAP na busca pela renovação do documento e para garantir aos beneficiários a continuidade do acesso às políticas públicas da agricultura familiar durante a pandemia do coronavírus.


Retomada

Cresce a pressão do setor produtivo de Alagoas para a retomada das atividades empresariais no Estado, especialmente nos setores do comércio e da indústria. O presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, reconhece a importância do isolamento social imposto pelo Decreto nº. 69.501 do governo estadual, que estabelece medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública provocada pelo novo coronavírus. O líder empresarial teme, no entanto, que o excessivo rigor acabe provocando danos sociais de efeito incalculável.


Parcial

Lyra teme que a inatividade do setor produtivo tenha como maior consequência um abalo severo nas finanças das empresas, obrigando-as a adotar medidas drásticas de contenção de despesas após o longo período de máquinas paradas. “Não podemos fechar tudo. Há que se permitir o funcionamento das indústrias, assegurando que seus trabalhadores estejam protegidos”, defendeu


À distância

Atualizar os conhecimentos, neste momento de quarentena, é uma eficiente forma de enfrentar os desafios do mundo dos negócios. Diante desse cenário de pandemia e incertezas no mercado, a plataforma de Ensino a Distância (EAD) do Sebrae surge como uma boa alternativa para quem quer ter acesso aos conteúdos atualizados e gratuitos, tudo isso sem precisar sair de casa.


Oferta

De acordo com o gerente da Unidade de Relacionamento do Sebrae em Alagoas, Marcos Alencar, atualmente a plataforma disponibiliza mais de 110 cursos online. “Entre eles, estão as capacitações de fluxo de caixa, planejamento, empreendedorismo, finanças, marketing digital e boas práticas nos serviços de alimentação”, informou. “Além disso, qualquer empreendedor e empresário pode ter acesso aos conteúdos e cumprir a carga horária dos cursos com comodidade e a qualquer hora do dia”, complementou o gerente.

Mais matérias desta edição