Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA01042020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 01/04/2020

Matéria atualizada em 01/04/2020 às 06h00

Impacto

O governo do Estado ainda não calculou o impacto do novo coronavírus na arrecadação de ICMS do Estado. Mas já se sabe que a arrecadação de março deste ano será praticamente igual ao volume de arrecadação de 2019. O maior impacto na receita deve ser sentido a partir deste mês.


Reflexo

Por regra, o maior volume da arrecadação de ICMS é registrado até o dia 20 de cada mês, quando setores mais fortes da economia, a exemplo de combustíveis, energia, indústria e varejo, fazem o pagamento do imposto ao Estado. Como o isolamento em Alagoas começou no dia 20 de março, o impacto da arrecadação deverá ser sentido a partir do próximo dia 10, quando Alagoas recebe impostos de grandes setores da economia classificados como ‘substituição tributária’.


Empatando

O secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro, não deu números da arrecadação, mas adiantou que “vamos empatar em março”. Em março do ano passado, a receita de ICMS de Alagoas foi de R$ 332,8 milhões.


Fechando

Em Maceió, segundo reportagem do AL TV 1a Edição, da TV Gazeta, de ontem, 89 hotéis e pousadas já fecharam suas portas como consequência da queda de movimentação em função da pandemia do novo coronavírus.


Cedendo

O Sebrae em Alagoas cedeu para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por 90 dias quatro impressoras 3D, com o objetivo de contribuir com as ações de combate à propagação do coronavírus no estado. Os equipamentos serão utilizados na produção de equipamentos de proteção individual (EPIs), como protetores faciais.


Parceria

Os equipamentos estão sendo produzidos na Ufal através de parceria entre o Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) e o Laboratório de Fabricação Digital (Fab Lab), vinculado ao Laboratório de Estruturas e Materiais (Lema) do CTEC.


Máscaras

O coordenador geral do LCCC/Ufal, Eduardo Setton, diz que a universidade está produzindo máscaras a serem utilizadas por profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, mas já se prepara para a produção de outros equipamentos, como os respiradores utilizados no tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19.


Tem mais

Atualmente, a produção de máscaras de proteção facial conta com três impressoras 3D da Ufal, mas, além dos dispositivos cedidos pelo Sebrae, o grupo de pesquisadores contará também com mais duas impressoras do mesmo porte: uma delas cedida pela Distribuidora Alagoana de Gás Natural (Algás) e a outra por uma empresária de Maceió.


Mais dois anos

Nas redes sociais começam a circular mensagens defendendo o adiamento das eleições municipais deste ano, previstas para ocorrer em 4 de outubro em todo o Brasil. O presidente da União dos Vereadores de Alagoas, Eduardo Tenório, diz apoiar o adiamento das eleições para 2022. “Apoiamos! Fundo Partidário Eleitoral deve ser destinado à Prevenção ao Covid-19! Adiamento das eleições para 2022”, diz o vereador,


Debatendo

O “sentimento” em Brasília hoje é de que, se a crise do novo coronavírus se agravar, a eleição poderá ser adiada por alguns meses – no máximo. No Congresso Nacional foram apresentadas PECs (Propostas de Emenda Constitucional) para todo tipo de possibilidade. Foram dezenas de propostas apresentadas até agora por deputados e senadores. Tem PEC adiando a eleição por um mês, por dois meses e até por dois anos.


É cedo

Mas o tema não está “ainda” na ordem do dia do Congresso Nacional. Líder do bloco que reúne mais de 200 deputados de dez partidos de centro e de direita, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) disse à Folha de São Paulo que não é momento para este debate: “É uma total insensatez e desumanidade estimular esse debate [da suspensão das eleições] no momento”.

Mais matérias desta edição