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CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA02042020

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Por Edivaldo Junior | Edição do dia 02/04/2020

Matéria atualizada em 02/04/2020 às 06h00

Desincompatibilização

O prefeito Rui Palmeira anunciou, ontem, reestruturação administrativa nas secretarias de Assistência Social (Semas), de Governo (SMG), bem como na Superintendência Municipal de Iluminação (Sima) e na Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). As mudanças estão na edição do Diário Oficial do Município (DOM) dessa quarta-feira (01).


Quem sai

O vice-prefeito Marcelo Palmeira (Semas), Eduardo Canuto (SMG), Tácio Melo (Sima) e Vinícius Palmeira (Fmac) deixam o comando dos órgãos para ficarem aptos a disputar as eleições deste ano. Serão candidatos a vereador ou, quem sabe, a vice-prefeito.


Quem entra

Jailton Santos Costa, assessor técnico do Gabinete do Prefeito, assume a SMG. Na Sima assume o então responsável pela Diretoria Administrativa, Cícero Rodrigo Cavalcante Ferreira. Na Fmac assume a Vânia Luíza Barreiros Amorim, que era assessora especial da Fundação. Na Semas quem assume o comando é o ex-secretário adjunto da pasta, Luiz Henrique Lima Alves Pinto.


Agradecendo

Rui Palmeira agradeceu aos gestores que estão deixando os cargos, reconhecendo a contribuição de cada um para o município. “Quero agradecer aos gestores da Semas, da SMG, da Fmac e da Sima pelo trabalho desenvolvido. Cada um, nas respectivas áreas, atuou com empenho e afinco para prestar o melhor serviço aos maceioenses”, destacou o prefeito.


Adiando

No governo do Estado se especula a saída de três secretários que podem disputar as eleições deste ano. Luciano Barbosa (Educação), Fernando Pereira (Semarh) e Cláudia Petuba (Esportes). Destes, pelo menos dois só devem deixar os cargos em junho. Isso porque para secretários de Estado que vão disputar cargos majoritários o prazo de desincompatibilização é de 4 meses.


Sem prazo

No caso de Petuba, se for candidata a vereadora, a desincompatibilização deve ocorrer, no máximo até sexta-feira. Para candidatos a vereador, independente do cargo, o prazo para afastamento é de seis meses.


Cotação

A Agência de Modernização da Gestão de Processos de Alagoas publicou em edição suplementar do Diário Oficial do Estado de ontem cotação para “Contratação de empresa especializada no fornecimento de até 200 mil cestas básicas, a serem distribuídas nos 102 municípios em virtude da pandemia do COVID-19 e/ou situações de emergência ou calamidade pública - conforme especificações e quantidades descritas no termo de referência, visando atender a demanda da Administração Pública Estadual.”


Um quinto

O governo anunciou que seriam (ou serão) distribuídas 1 milhão de cestas básicas em função da pandemia. A cotação lançada ontem corresponde a apenas um quinto do total. O prazo para envio de propostas e documentação de regularidade fiscal será de 48 (quarenta e oito) horas, a partir dessa publicação.


Queda

O Sebrae em Alagoas realizou, no período de 28 a 30 de março, pesquisa para identificar o impacto econômico da crise provocada pelo decreto do governador Renan Filho nas micro e pequenas empresas alagoanas. De acordo com o levantamento, mais de 93% dos pequenos negócios tiveram queda nas vendas e, consequentemente, no faturamento.


Colateral

Contratos cancelados, expansão de vendas online, teletrabalho e cortes de premiação são as medidas tomadas pelas empresas neste momento de crise. Mesmo assim, um terço das empresas de pequeno porte poderão fechar suas portas.


Baixas

A pesquisa revelou ainda que 73% das MPEs mantiveram seus funcionários nos postos de trabalho, apesar da queda no faturamento e que, caso o fechamento total da economia dure mais de dois meses, as empresas pretendem tomar medidas alternativas antes da demissão. As principais delas são home office, expansão das vendas online, suspensão de pagamento de fornecedores, férias coletivas e empréstimos.

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