Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA24062020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 24/06/2020

Matéria atualizada em 24/06/2020 às 06h00

Sem volta

O empresário João Luiz Mascarenhas, diretor da Associação dos Lojistas do Pátio Shopping, avalia que pelo menos 20% das 800 lojas de shoppings de Maceió e Arapiraca não voltam a funcionar mais, mesmo que os equipamentos sejam reabertos.


Colateral

O fechamento das lojas, segundo Mascarenhas, reflete a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus em Alagoas. Com os shoppings fechados, alguns empresários não conseguiram manter seus negócios.


Atenuando

João Luiz explica que até agora os aluguéis das lojas de shopping foram suspensos durante a pandemia e os valores de condomínio foram reduzidos. Além disso, as empresas contaram com o programa de suspensão dos contratos de trabalho por dois meses e com a prorrogação de pagamento dos fornecedores.


Apertando

“A partir do início deste mês, esses benefícios começaram a diminuir. O programa do governo de suspensão dos contratos já foi encerrado. Agora, as empresas podem operar apenas com redução da jornada e redução dos salários. Os fornecedores já sinalizam que não terão mais como prorrogar os pagamentos.”, aponta.


Hora de reabrir

Quanto mais tempo os shoppings continuarem fechados em Alagoas, mais a situação tende a se agravar: “Somente quatro shoppings (Maceió, Pátio, Parque e Arapiraca Garden) representam 800 lojas e 10 mil empregos diretos. Se esses equipamentos não puderem reabrir, a situação se tornará insustentável”, alerta


Adiamento

O Senado aprovou ontem (23) o texto-base da PEC que adia as eleições municipais de 2020, de outubro para novembro deste ano, sem a extensão de mandatos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A proposta prevê que o pleito será realizado no dia 15 de novembro e o segundo turno em 29 de novembro de 2020.


Pandemia

A iniciativa foi tomada para reduzir os riscos à saúde da população em meio à pandemia do coronavírus, que já matou mais de 51 mil pessoas no Brasil e é agravada com aglomerações.


O que falta

Para a PEC ser promulgada, ainda precisa ser aprovada na Câmara Federal. E tudo indica que a proposta não deve passar. Não existe consenso entre deputados sobre o adiamento da eleição. A tendência hoje na Casa é manter o pleito para 4 de outubro. Com ou sem pandemia.


Sem chances.

Seja 4 de outubro ou 15 de novembro, vai ter eleição este ano. A tese defendida por alguns prefeitos e vereadores que querem a prorrogação de mandatos por mais dois anos não tem a menor chance de avançar. Até porque, como explica o presidente do TSE, Luiz Roberto Barroso, o mandato de 4 anos é cláusula pétrea da Constituição. Não muda nem com PEC.


Plano

O Banco do Nordeste investirá R$ 8,26 bilhões no Plano Safra 2020/2021, lançado quarta-feira, 17, pelo Governo Federal. O valor representa incremento de 6% em relação ao orçamento disponibilizado para o BNB no Plano Safra 2019/2020.


Foco

O Plano Safra 2020/2021 tem como foco pequenos e médios produtores rurais, destacando financiamentos destinados à inovação, irrigação, sustentabilidade e aos setores pesqueiro e aquícola. Para divulgar estratégias e detalhar as mudanças e benefícios do Plano Safra 2020/2021, o BNB realizará, no próximo dia 2 de julho, às 9h30, live com transmissão via Youtube.


Agro

Na ocasião, o Banco lançará, ainda, o Custeio Digital, a Comercialização Digital e o AppBNBAgro, instrumentos que prometem facilitar o acesso ao crédito. O evento será aberto pelo presidente do Banco do Nordeste, Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior, e contará com participação de representantes do MAPA, governos estaduais e de Federações Estaduais de Agricultura.

Mais matérias desta edição