Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA30062020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 30/06/2020

Matéria atualizada em 30/06/2020 às 06h00

No voto

Aprovada no Senado Federal, a PEC que adia as eleições de 4 de outubro para 15 de novembro vinha enfrentando resistências na Câmara Federal, onde a matéria ainda precisa ser votada. O impasse, no entanto, já está praticamente superado, avisa o deputado federal Severino Pessoa (Republicanos-AL).


Avançando

“No grupo que participo, a tese de adiamento da eleição avançou. Devemos votar a proposta na quarta ou na quinta-feira desta semana”, aponta Pessoa. O parlamentar alagoano integra o Centrão, que resistia ao adiamento. Mas segundo Pessoa, os líderes de vários partidos mudaram de opinião “com a garantia de que o FPM dos municípios será resolvido”, avisa.

O que falta

A PEC, aprovada pelo Senado Federal na terça-feira (23), prevê o adiamento do pleito para os dias 15 e 29 de novembro. As datas oficiais são 4 e 25 de outubro. Para ser aprovada na Câmara, são necessários, pelo menos, 308 votos.


Cai o último…

Alagoas deve avançar para a fase laranja do “Plano De Distanciamento Social Controlado”, fase em que será autorizada a abertura de lojas até 400 m², igrejas, salões de beleza e barbearias. O novo decreto deve ser publicado pelo governo de Alagoas já nesta terça-feira (30) e deve valer até o próximo dia 14. ...obstáculo Dentro da “matriz de risco” apresentada pelo governo, o avanço entre as cinco fases do plano vai ser feito a partir da avaliação de critérios objetivos, a exemplo da disponibilidade de leitos hospitalares e da quantidade de novos casos do novo coronavírus. De todas as regras, só faltava uma: a “ocupação de 70% a 80%” dos leitos com respiradores, que estava com percentual superior. Estava.


O que mudou?

O número de leitos ocupados não diminui. Até aumentou. Mas entre sábado (27) e segunda-feira (29) novas UTIs e UTIs Intermediárias entraram em funcionamento. Até a sexta-feira passada eram, no total, 278 leitos com respiradores. Agora, são 303. Com isso, o percentual de ocupação, que passava dos 80%, caiu para 72% - dentro da “margem” da matriz de risco.


Etapas

O plano conta com cinco etapas para retomada das atividades que estão suspensas no Estado em função da pandemia do novo coronavírus. Os shoppings, pelo planejado, só devem ser reabertos a partir de 15 de julho. Mas lideranças do setor vem tentando fazer o governo mudar de posicionamento. Para isso, estão mostrando que vão oferecer segurança para trabalhadores e clientes.


Em queda

Além do número de leitos, outro dado que deve motivar a reabertura da economia é a taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus. De acordo com os dados mais recentes do “Número Efetivo de Reprodução” de 26 de junho de 2020, do Covid-19 Analytics, grupo de cientistas da PUC-RJ, Alagoas tem hoje uma das menores taxas de transmissão do novo coronavírus do país.


Quem te viu

A situação é bem diferente do dia 15 de abril, quando o grupo publicou suas primeiras previsões. Naquele momento, a a taxa de transmissão em Alagoas estava em 4,08. Ou seja, cada infectado contaminava outras 4 pessoas. Alagoas fechou a última semana com Rt do Estado de 1,05 no dia 26 de junho. O ritmo de queda nesta taxa, no Estado, ao longo do mês de junho ficou em 0,02 ponto por dia.


Meta

O “ideal”, segundo todos os especialistas, especialmente os infectologistas, é quando a taxa de transmissão é igual ou menor que 1, ou seja, quando infectado contamina menos de uma pessoa. Mantido o ritmo de hoje, Alagoas deve chegar a taxa “ideal” dentro de dois ou três dias.


Programa do Leite

O anúncio feito pelo governador Renan Filho de que o pagamento atrasado do Programa do Leite será regularizado, gerou uma sensação de alívio junto aos mais de três mil agricultores familiares inscritos no programa. No total, o chefe do Executivo declarou que serão liberados R$ 15 milhões que serão usados no pagamento também de parcelas até o próximo ano.

Mais matérias desta edição