Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA02072020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 02/07/2020

Matéria atualizada em 02/07/2020 às 06h00

Novo normal

Aos poucos, Alagoas começa a voltar à “velha” rotina. Nesta sexta-feira, Maceió deve entrar na fase laranja do Plano de Distanciamento Social Controlado. Reabrem lojas com até 400m², igrejas, salões de beleza e barbearias. Os demais municípios alagoanos seguem na fase vermelha. Ou seja, continuam como estão.


Decreto

A reabertura de setores do comércio e serviços em Maceió, apesar de autorizada pelo Governo de Alagoas, depende, ainda do decreto do prefeito da capital, Rui Palmeira. A tendência, avisa a Secom do município, é seguir o decreto estadual.


Caminhadas

Entre as novidades que o novo decreto da prefeitura deve trazer, além da permissão para funcionamento de lojas, salões e igrejas, está a “reabertura” das praias da capital para atividades que não gerem aglomerações. Para quem gosta, as caminhadas pela orla devem ser retomadas já nesta sexta-feira.


Positivo

A medida do governo que autoriza o retorno gradual das atividades econômicas não essenciais previstas para começar nesta sexta-feira, 3, “apenas na capital”, foi considerada positiva por Gilton Lima, presidente da Fecomércio AL.


Já é um começo

“A expectativa era de que a reabertura alcançasse todo o Estado, o que não aconteceu. Mesmo assim, a permissão para o retorno das atividades não essenciais em Maceió já é um bom começo e demonstra que estamos no caminho certo no enfrentamento à pandemia. Esperamos, em breve, estender essa permissão às empresas do interior”, avalia Gilton.


Importância

Para o presidente da Fecomércio-AL, a reabertura não significa defender somente a economia, mas os interesses da sociedade por meio do desenvolvimento do Estado. Ele cita dados da Receita Federal do Brasil (RFB) que indicam que Alagoas possui 166.223 empresas em atividade, das quais 76.407 situam-se em Maceió.


Participação

Do volume geral do Estado, o Comércio detém 77.146 empresas, seguido por Serviços (66.270), Indústria (13.852), Construção Civil (8.057) e Agropecuária (898). Considerando apenas a capital, são 35.608 empresas no setor de Serviços, 29.937 no Comércio, 6.776 na Indústria, 3.944 na Construção Civil e 142 na Agropecuária.


Relevância

Segundo a Fecomércio, os números de Maceió representam um aporte anual de R$ 21 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado - ou R$ 1,818 bilhão mensais -, demonstrando que a reabertura das atividades não essenciais, ainda que somente na capital, trará novo ânimo à economia. “Atuamos frente ao governo para que essa retomada se concretizasse. Agora, cabe às empresas cumprirem todas as exigências e orientarem seus consumidores. A responsabilidade é de todos nós”, reforça Lima.


Serviço

Para auxiliar as empresas e empreendedores do comércio de bens, serviços e turismo nessa retomada, a Fecomércio disponibiliza atendimento para prestar esclarecimentos e tirar dúvidas sobre o Plano de Distanciamento Social Controlado no âmbito de Alagoas. Os interessados podem ligar para (82) 9924-9768 ou encaminhar e-mail para [email protected], de segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 16h.


Retorno

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas retomarão as atividades a partir da próxima segunda-feira, 6 de junho. Seguindo as diretrizes governamentais estaduais, municipais e atendendo às exigências do Ministério da Saúde, as instituições adotarão um protocolo de retorno gradual, inicialmente, com expediente interno. A possibilidade de retorno das atividades presenciais de campo será avaliada nos próximos 15 dias.

Mais matérias desta edição