Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA07072020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 07/07/2020

Matéria atualizada em 07/07/2020 às 06h00

Vende-se

A operação da Petrobras em Alagoas, que inclui sete campos de petróleo e gás, gasodutos, oleodutos e uma unidade de processamento de LGN (líquido de gás natural), está à. A empresa informa, em comunicado divulgado ao mercado, que pretende vender 100% de sua participação no “Polo” localizado no Estado.


Adeus, Alagoas

Se a transação evoluir, a Petrobras deve deixar de atuar fisicamente na exploração de petróleo e gás em Alagoas. A empresa também está vendendo participação em campos marítimos de petróleo na bacia Sergipe/Alagoas.


O que é

A empresa informa que o “Processo” consiste na cessão dos direitos de exploração, desenvolvimento e produção de óleo e gás natural desse grupo de campos de terra e águas rasas, com instalações integradas, visando fornecer aos potenciais compradores plenas condições de operação (“Potencial Transação”).


Oferta

O Polo que está sendo ofertado ao mercado pela Petrobras compreende 7 concessões de produção de petróleo e gás, todas localizadas na região Leste de Alagoas. Dentre as principais instalações destacam-se as duas estações de tratamento (Furado e Pilar) e cerca de 230 Km de gasodutos e oleodutos, em especial o oleoduto de escoamento da produção até o Terminal Aquaviário de Maceió.


Tem mais

Além das concessões e suas instalações de produção, o Polo inclui a Unidade de Processamento de Gás Natural – UPGN de Alagoas, responsável pelo processamento todo o gás do Polo e pela geração dos Líquidos de Gás Natural – LGN, cuja capacidade de processamento é de 2 milhões m3/dia por dia.

Disputa

Várias empresas, nacionais e internacionais, demonstraram interesse em comprar a operação da Petrobras em Alagoas. A novidade é a possível participação de uma empresa criada pela prefeitura do Pilar para participar do processo. As empresas tiveram até essa segunda-feira, 6, para comunicar interesse no negócio. A próxima fase, que vai até o dia 24 deste mês, é a de habilitação.


Estimativa

Quem é do ramo avalia que a negociação em torno da operação da Petrobras em Alagoas pode passar de R$ 1 bilhão.


No jogo

A prefeitura do Pilar dificilmente terá recursos para comprar, de fato, a Petrobras em Alagoas. Mas ao se habilitar no processo poderá participar ativamente da definição do futuro do “polo” no Estado. A Petrobras é a maior em operação no município e é responsável diretamente pela forte arrecadação que a cidade tem em ICMS e royalties.


Retomada

Atualmente, o “Polo” da Petrobras em Alagoas está funcionando com capacidade ociosa. A expectativa é que uma nova empresa poderá operar plenamente, o que beneficiaria não só o Pilar, mas toda Alagoas.


Presencial

A Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas (Asplana) informa que estará retomando o trabalho presencial na sua sede, localizada no bairro de Jaraguá, que havia sido suspenso por conta do decreto estadual de quarentena diante da pandemia da Covid-19, a partir da primeira semana de agosto.


Coplan

A campanha de incentivo ao consumo de etanol, desencadeada por instituições ligadas ao agronegócio alagoano, em especial do setor sucroenergético, ganhou mais uma aliada: a Cooperativa dos Plantadores de Cana de Alagoas (Coplan). “É muito importante que todos possam contribuir para o uso do etanol. É um combustível limpo e produzido aqui no nosso Estado”, afirmou o presidente da cooperativa, Fernando Rossiter


Construção...

“A Importância da Gestão de Fornecedores na Cadeia da Construção Civil” é o tema do webinar que o Sebrae em Alagoas realizará nesta terça-feira (7), a partir das 17h. O evento digital, que integra a série especial sobre o cenário econômico do pós-pandemia, contará com a participação de sete especialistas do setor da construção civil.

Mais matérias desta edição