Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA17092020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 17/09/2020

Matéria atualizada em 17/09/2020 às 06h00

Na mesma

A nova convenção do MDB em Arapiraca, convocada pela Executiva Estadual, deu um resultado para lá de inesperado. Luciano Barbosa não aceitou acordo para anular formação de chapa ocorrida na terça-feira, como determinou o senador Renan Calheiros e também queria o governador Renan Filho, e se manteve como candidato a prefeito, com Rute Pereira (PL), irmã de Nezinho Pereira, como candidata a vice. O caso agora deverá ser judicializado, com a Executiva Estadual buscando uma decisão sobre a chapa no Tribunal Regional Eleitoral (TER/AL)


Ausência

O deputado estadual Ricardo Nezinho, que seria escolhido como candidato a prefeito, não apareceu na convenção, em meio à tentativa de mudança da chapa do partido. Os representantes da Executiva Estadual tentaram, em vão, confirmar o nome de Nezinho. Mas além de Luciano Barbosa rejeitar acordo, o deputado desligou o telefone e se negou até a mandar um representante para a convenção - o que poderia, em última hipótese, garantir sua candidatura, tendo como vice Daniel Barbosa, filho do vice-governador Luciano Barbosa.


Efeito MV

A ausência de Nezinho foi atribuída, nos bastidores, ao interesse de um grupo majoritário na Assembleia Legislativa de Alagoas – do qual o deputado faz parte – que pretende ver Marcelo Victor assumindo o governo em 2022, em caso de afastamento de Renan Filho para disputar algum mandato.


Abrindo caminho

No caso de ser confirmado candidato e eleito em novembro, o vice-governador abre desde já o jogo sucessório para a escolha de um governador tampão pela Assembleia. Em caso de afastamento de Renan Filho, que ficaria sem vice, o presidente da ALE assume por no máximo um mês, até a eleição indireta do novo governador. E quem vota, neste caso, são os 27 deputados. A maioria está com MV.


Novo jogo

No cenário sem Luciano Barbosa de vice-governador, o governador Renan Filho terá que negociar seu afastamento com a Assembleia Legislativa. A outra opção é que ele não dispute a eleição de 2022 e fique no mandato até o fim.


De novo

Na última hora, mais uma vez, o deputado estadual Tarcizo Freire, fiel da balança nas eleições de 2016 em Arapiraca, decidiu entrar na disputa pela prefeitura. Ele é candidato pelo PP.


Novidade

O Republicanos confirmou a candidatura à reeleição da atual prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa. O deputado federal Severino Pessoa vai trabalhar para que ele seja a vitoriosa: “Hoje, Arapiraca tem uma prefeita jovem e dinâmica que vai continuar trabalhando com rapidez e objetividade, driblando burocracias e tudo o que possa atrapalhar ou atrasar seu trabalho”.


Vivo Nordeste

Karina Tenório é a nova diretora da Vivo na Regional Nordeste, que contempla atuação da companhia nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, onde a operadora possui mais de 9,6 milhões de clientes, sendo 9,1 milhões na operação móvel e 505,2 mil na Fixa.


Capilaridade

A executiva, que vai gerenciar uma equipe de 650 colaboradores e 154 lojas próprias e revendas, tem o objetivo de ampliar a atuação da operadora na Regional Nordeste onde a Vivo tem market share de 20,8%, no pós-pago (com 26,3% ), pré-pago (18,5%), 4G (20%) e M2M (44%), e ainda ocupa o segundo lugar na participação de mercado (com 16%) do negócio de banda larga de ultravelocidade com a Vivo Fibra FTTH. A banda larga da Vivo está hoje em 29 cidades da Regional Nordeste, sendo 18 com fibra ótica.


Vivo AL

Em Alagoas, a Vivo está presente em 99 municípios, sendo 51 deles com 4G, e possui 392,6 mil clientes. No segmento móvel, tem 14,7% de market share, sendo 17,3% no PÓS, 13,7% no PRÉ e no 14% no 4G. Na operação fixa com banda larga de ultravelocidade, lançada em maio de 2019, a Vivo é líder de mercado com 34,3%.

Mais matérias desta edição