Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA19112020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 19/11/2020

Matéria atualizada em 19/11/2020 às 04h00

Disputa

Nos últimos dias, os dois candidatos que passaram para o segundo turno das eleições em Maceió trabalharam para assegurar apoios. Alfredo Gaspar de Mendonça e JHC conversaram, diretamente, ou através de emissários com alguns candidatos derrotados à prefeitura e principalmente com os que disputaram mandato de vereador.


Nem um, nem outro

Dos candidatos que disputaram o primeiro turno e não conseguiram avançar para a nova eleição, Ricardo Barbosa (PT) foi o primeiro a se posicionar. “Pessoalmente não recomendo voto em nenhum dos dois candidatos”, diz ao se referir a Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e JHC (PSB).


Expressão

Ricardo, que também é presidente estadual do PT em Alagoas, avisa que a expressão do seu voto, será individual. “Eu não votarei em nenhum deles. E existem várias formas de expressar essa minha decisão”, sobre a possibilidade de abstenção, branco ou nulo.


Construção

De 24 a 26 de novembro, das 17h às 20h30, acontece em Maceió o seminário Construção Competitiva, iniciativa do Sinduscon/AL, que conta com a correalização do Sebrae/AL, FIEA, Fórum Norte Nordeste da Indústria da Construção e apoio da ADEMI/AL.


Híbrido

Com inscrições gratuitas, o evento será realizado na sede do Sinduscon em formato híbrido, permitindo a participação de até 60 pessoas a cada dia de seminário. Ao longo dos três dias, também será possível acompanhar o evento por meio do canal do Sinduscon/AL no YouTube.


Público alvo

“O seminário é destinado para toda a cadeia da construção civil, assim como a todos que se interessam pelo estímulo e disseminação às práticas inovadoras”, informa o trainee da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Harrison de Freitas. O evento também integra a programação da Semana Global de Empreendedorismo (SGE) em Alagoas.


Quem vem

O seminário da Construção Competitiva contará com a participação de grandes nomes do universo empreendedor: Virgínia Haag, Egon Daxbacher, Nair Martinenko, Gustavo Vieira, Fábio Guisso, Sebastião Braga, Saulo Suassuna e Fábio Tadeu. “O evento terá também a participação de quatro startups atendidas pelo Sebrae Alagoas, que terão um espaço para expor os seus produtos aos participantes”, informa Harisson de Freitas.


Serviço

A programação completa do evento e o link para inscrições podem ser acessados por meio do endereço eletrônico https://bit.ly/3pD6WnQ.


Setorial

Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, não irá alterar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais nesta sexta-feira, já que é considerada feriado apenas no âmbito do funcionalismo público estadual.


Não fecha

Lojas e shoppings da capital abrirão, como informa a Fecomércio-AL. A Aliança Comercial confirmou a abertura do centro de Maceió, das 8h às 17h. O Parque Shopping Maceió, o Shopping Pátio Maceió e o Maceió Shopping atenderão ao público das 10h às 22h, enquanto o Shopping Farol funcionará das 8h às 20h.


Normal

A Fecomércio informa, ainda, que no Dia da Consciência Negra os principais supermercados, hipermercados e atacados funcionarão em horário normal. Em Palmeira dos Índios, Arapiraca e Penedo as lojas e demais estabelecimentos comerciais abrirão em horário normal. Já em União dos Palmares, o comércio funcionará em horário especial, com a maioria das lojas fechando ao meio dia, como informado pelo Sindilojas União.


Sustentabilidade

O Banco do Nordeste detectou aumento de 10% na quantidade de contratações com linhas específicas voltadas a projetos de sustentabilidade ambiental, que incluem geração de energias renováveis, reflorestamento, produção agroecológica, entre outras atividades, em Alagoas.

Mais matérias desta edição