Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA20112020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 20/11/2020

Matéria atualizada em 20/11/2020 às 04h00

Mantendo

O candidato a prefeito pelo Progressistas, Davi Davino Filho, era apontado como um dos favoritos para chegar ao segundo turno em Maceió, mas na reta final sofreu “pancada” de tudo que é lado. Nesta quinta-feira a noite, quatro dias após a eleição de domingo, 15, o deputado estadual que teve quase 97,4 mil votos (25,5% dos válidos) anunciou sua posição em relação ao segundo turno: ficará neutro.


Abstenção

A eleição do segundo turno segue “fria” em Maceió. Se continuar assim, o eleitor pode ampliar a ausência nas urnas no domingo dia 29. No dia 15, mesmo com os candidatos a vereador indo “buscar o eleitor pra votar”, a abstenção passou dos 25% na capital alagoana.


Esquentando

A campanha tende a “esquentar” a partir desta sexta-feira, quando começa o guia eleitoral no rádio e na TV. Hoje também será realizado o primeiro debate entre os dois candidatos. O desafio de Alfredo e JHC é conseguir a atenção do eleitor, que já deu sinais no primeiro turno que não está muito animado com a eleição deste ano.


Equilibrado

Os dois candidatos a prefeito terão, a partir de hoje uma disputa mais equilibrada. Tempo igual na rádio e na TV. Alfredo espera manter os apoios do primeiro turno, enquanto JHC tem recebido os apoios de alguns grupos com atuação na política de Maceió, a exemplo do deputado estadual Dudu Ronalsa e da deputada estadual Cibele Moura.


Liberado

Foi regulamentado pelo Ministério da Agricultura a fabricação artesanal para produtos cárneos. A Instrução Normativa 61 permite que estados concedam o Selo Arte aos produtores artesanais de todo o Brasil, liberando a venda interestadual de produtos como embutidos, defumados e outros.


Registro

O Ministério da Agricultura lança nesta sexta (20) a plataforma ID Agro, que vai permitir o registro oficial de tratores e equipamentos agrícolas, sem custo para o produtor rural.


Reduzindo

O Banco do Nordeste reduziu entre 6% e 44% as taxas de juros nas linhas FNE Giro, MPE Capital de Giro e Giro Simples. A redução ocorre durante a temporada promocional intitulada Black Friday, que começa nesta sexta-feira, 20, e prossegue até o próximo dia 30 deste mês.


Público

A redução beneficia operações de crédito contratadas no período da promoção e contempla, além do empreendedor individual, empresas de diversos portes, como micro e pequenas, médias e grandes empresas e corporate.


Taxas

Na linha FNE Giro, a redução nas taxas atuais chega a 34%, a partir de 0,34% ao mês. No produto MPE Capital de Giro, as taxas mensais caem da faixa de 1,20% a 1,77% ao mês para 0,67% a 1,24% ao mês, com reduções que variam de 30% a 44% nas taxas de produto. Já na linha Giro Simples, as taxas mensais reduzem da faixa de 0,51% a 1,44% ao mês para 0,48% a 0,99% ao mês, representando reduções de até 39% nas taxas do produto.


Superação

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou que a Plataforma CBIOs atingiu a marca de 15 milhões de Créditos de Descarbonização (CBIOs) validados. O número supera a marca de 14,9 milhões de CBIOs necessários para o cumprimento das metas de descarbonização estabelecidas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para os anos de 2019 e 2020 no âmbito da Política Nacional de Biocombustíveis – RenovaBio.


Promocionais

Alagoas têm investido em ações promocionais junto às principais operadoras de turismo do país. Nessa semana, Maceió e outros destinos alagoanos recebem agentes de viagens, influenciadores digitais e grandes franqueadas em dois famtours com a CVC e Azul Viagens. A ação é resultado de uma parceria entre a Sedetur, Semtel, ABIH em Alagoas, Luck Receptivo e WS Receptivo.

Mais matérias desta edição