Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA24112020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 24/11/2020

Matéria atualizada em 24/11/2020 às 04h00

Confronto

Alfredo Gaspar de Mendonça e JHC confirmaram presença no debate da TV Gazeta, na próxima sexta-feira. O encontro, depois da novela das 21h, pode ser decisivo.


Tradição

Em eleições muito acirradas, com a deste ano em Maceió, o debate na Gazeta, o último da eleição, serve para orientar os eleitores ainda indecisos. E apesar de apenas dois candidatos na disputa, muitos eleitores ainda não sabem em quem votar.


Indecisos

A pesquisa Ibope divulgada ontem pela TV Gazeta aponta que JHC está na frente, dentro da margem de erro. Na espontânea, teve 37% contra 32% de Alfredo Gaspar. Nessa amostragem, 16% dos entrevistados não souberam responder, 13% apontaram que pretendem votar branco e nulo e 2% em outros candidatos.


Definindo

No levantamento estimulado, JHC teve 42% contra 38% de Alfredo Gaspar. Nessa amostragem, número de indecisos cai para 9% (não sabe/não respondeu), enquanto 11% disseram que pretendem votar branco ou nulo.


Votando

Na pesquisa 89% dos entrevistados disseram que pretendem votar no próximo dia 29. Mas a abstenção deve ficar bem acima de 11%. No primeiro turno, mesmo com a acirrada disputa por uma vaga de vereador, a abstenção em Maceió ficou em 25%.


Microgel

Sempre em busca de inovação e do uso de novas tecnologias capazes de proporcionar um ganho real de produtividade para o canavial, a Asplana, promoveu, ontem, 23, em parceria com a Terra, Soluções Agrícolas, uma palestra sobre adubação biológica com microgeo. O encontro, que seguiu todas as regras de prevenção à Covid-19, foi realizado no auditório da entidade de classe, localizada no bairro de Jaraguá, em Maceió.


Produtividade

A tecnologia, que já é aplicada no centro sul do Brasil, usa micronutrientes que proporcionam um aumento da produtividade, levando a um maior enriquecimento do solo. “O ganho pode superar dez toneladas por hectare. Vamos começar a testar agora na região Nordeste”, declarou o presidente da Asplana, Edgar Filho.


Pindorama

Apesar de ter sido ano atípico para todo o mundo, assolado pela pandemia da Vovid-19, o agronegócio não parou e alguns segmentos da agroindústria tiveram resultados positivos, mesmo diante das dificuldades. De acordo com o presidente da empresa, Klécio Santos, “o mix de Pindorama tem crescido bem. Cresce a área da atividade sucroenergética, mas, o mix não ficou de lado e vem avançando também dentro de todo um planejamento e de estratégia elaborados no passado”, afirmou.


Pendura

Pela primeira vez no ano, o endividamento dos consumidores de Maceió ficou abaixo da média nacional, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), para o mês outubro, realizada pelo Instituto Fecomércio AL em parceria com a CN).


Endividados

Enquanto 64,5% dos maceioenses estão endividados, na média das capitais do Brasil, o indicador é de 65%. Com contas em atraso, são 21,9% dos maceioenses, quando a média nas demais capitais é de 24,5%. Já na inadimplência, os consumidores da capital estão acima da média nacional, com 13% ante a 11,9%.


Em queda

O mês de outubro também marcou a terceira queda consecutiva de todos os indicadores de endividamento e inadimplência em Maceió. Na variação mensal, houve queda de 3,46% no número de endividados, saindo de 202 mil para 195 mil. O número de consumidores com contas em atraso, que até setembro alcançava quase 72 mil pessoas, teve redução de 7,99%, caindo para 66 mil. Em termos de inadimplência, houve queda absoluta de 8,54%, saindo de 42 mil consumidores nessa situação para 39 mil.

Mais matérias desta edição